OAB/MT reitera reivindicações à Justiça Estadual para maior eficiência e celeridade

04/05/2011 17:00 | Novos advogados

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso desejou boas vindas aos novos advogados e estagiários durante solenidade de entrega das certificações que ocorreu nesta terça-feira (3 de maio) no auditório da instituição. Ao todo 131 profissionais receberam as carteiras profissionais. O presidente Cláudio Stábile Ribeiro disse que a OAB/MT se sente honrada e feliz com o ingresso dos novos profissionais em seu quadro.

“A OAB/MT tem reivindicado à diretoria do Tribunal de Justiça mais juízes, mais servidores, e melhor estrutura para a Justiça Estadual, pois os novos advogados, para alcançarem êxito no mercado de trabalho, precisam de respostas mais rápidas nos processos judiciais. Encaminhamos à diretoria do Tribunal de Justiça relatos sobre as deficiências no Fórum de Cuiabá, de Várzea Grande, nos Juizados Especiais e no interior do Estado, pedindo urgência nas soluções".

O evento contou com a participação da juramentadora e do orador da turma, Janaína Honorio Amaral e Jean Cleber Lopes Scarmagnani. Os compromissandos juraram exercer a advocacia com dignidade e competência, observar a ética, o Tribunal de Defesa das Prerrogativas e a Constituição Federal, além da ordem jurídica brasileira, os direitos humanos e a boa aplicação da lei. O orador ressaltou a solenidade de entrega das certificações foi motivo de orgulho para os profissionais e seus familiares e amigos.

“Sabemos que hoje estamos colhendo os frutos dos árduos momentos de estudo”, resumiu Jean Scarmagnani. Ele lembrou o apoio de todos os professores e ressaltou a importância da família que os acompanharam durante os anos de estudo. Além disso, frisou que é dever de todos agir com ética e profissionalismo e que devem se orgulhar da profissão que escolheram seguir.

O presidente da OAB/MT solicitou a todos que tenham perseverança, coragem e fé nessa nova caminhada. “Se chegaram até aqui é porque demonstram ter capacidade e força de vontade para vencer os obstáculos num país em que nem todas as pessoas têm condições de frequentar curso superior. É com essa mesma garra que precisam iniciar os trabalhos, que não são fáceis, mas com determinação, esforço, preparo intelectual e ético conseguirão alcançar os objetivos”, destacou Cláudio Stábile.

Acrescentou ainda que os advogados são indispensáveis para a administração da justiça, além de serem os olhos da sociedade dentro do Poder Judiciário. “É por isso que a OAB/MT luta por um Poder Judiciário ético e eficiente, que julgue com imparcialidade e justiça. Todos devem ter em mente que reputação se constrói com tempo, valores éticos e morais”.

Já o presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), Ulisses Rabaneda dos Santos, cumprimentou os novos profissionais por mais essa conquista. “É uma honra recebê-los. A cada dia que um profissional ingressa na OAB/MT, a entidade fica mais seleta e fortalecida, pois os trabalhos aqui realizados buscam conquistar uma sociedade mais justa. Desejo a todos vocês sucesso profissional e procurem conhecer e participar das comissões temáticas que compõem a OAB/MT. A ESA/MT conta com a participação de vocês durante os cursos de aperfeiçoamento que são concedidos”, convidou.

Participaram da solenidade de entrega das carteiras profissionais o diretor-tesoureiro da OAB/MT, Cleverson de Figueiredo Pintel; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos; o conselheiro estadual Valber da Silva Melo; a procuradora da República em Mato Grosso, Vanessa Ribeiro; o presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal, Waldir Caldas Rodrigues; o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, João Batista Cavalcante da Silva; o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Silvio Soares da Silva Junior; o presidente e o vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, Bruno Oliveira Castro e Eduardo Ramsay de Lacerda; e o diretor do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), José Valter Ribeiro.

Palestras

O Dia de Formação do Advogado, organizado pela Comissão do Jovem Advogado, contou com quatro palestras, cujos temas foram “Estratégia no Início da Profissão”, com o advogado Alex Cardoso; “Defesa das Prerrogativas”, com o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, João Batista Cavalcante da Silva; “A OAB/MT e o Advogado”, com o vice-presidente da Ordem, Maurício Aude; e “Como Atuar na Área Ambiental”, com o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Campos.

www.twitter.com/oabmt