A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou da inauguração do parlatório da unidade prisional de Peixoto de Azevedo, no norte do Estado, na última sexta-feira (15), obra viabilizada com investimentos da entidade, da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) e da Subseção da OAB na cidade. A construção foi executada por reeducandos da Cadeia Pública de Peixoto por intermédio da Subseção.
Participaram da solenidade o presidente da Seccional OAB-MT, Leonardo Pio da Silva Campos, a vice-presidente Gisela Alves Cardoso, o presidente da CAA/MT, Ítallo Gustavo de Almeida Leite, a conselheira federal da OAB-MT, Ana Carolina Naves Dias Barchet, o conselheiro estadual da OAB-MT, Ivan Carlos Santori, o presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas da OAB-MT, André Stumpf Jacob Gonçalves, o presidente da Subseção da OAB de Peixoto de Azevedo, Marcus Algusto Giraldi Macedo, e o diretor da unidade prisional, Manoy da Silva Rodriguês.
Além das autoridades mencionadas, também estiveram presentes a advocacia da região e servidores do Sistema Penitenciário.
Após o descerramento da placa inaugural aconteceu a visitação à Sala Especial da OAB, que foi equipada com terminal de computador com impressora, mobília e ar-condicionado. Em seguida, foi vistoriado o parlatório prisional - espaço reservado exclusivamente para que profissionais da advocacia possam conversar com seus clientes sem que haja contato físico. O local foi climatizado e mobiliado com cadeira e escrivaninha, dentro da Cadeia Pública.
“Isso influencia positivamente na atuação e no exercício da advocacia, por meio da otimização das entrevistas e conversações junto ao cliente custodiado, dentro do que preceitua a legislação e as normas do Sistema Penitenciário. A implantação do parlatório é um grande avanço, pois garante a liberdade do preso de se comunicar com o responsável pela sua defesa técnica, reservando a garantia do réu de se comunicar, de forma pessoal e reservada, com seu advogado”, enfatizou o presidente da Subseção.
Em relação a Sala Especial de Apoio da OAB, a estrutura física irá assegurar ao advogado condições dignas de exercer sua profissão, minimizando os impactos da realidade das cadeias públicas quanto à operacionalidade.
"A Diretoria da unidade prisional Peixotense estabeleceu uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, ocasião em que designamos os reeducandos com bom comportamento e prestes a serem reintegrados à sociedade para que pudessem, dentro de suas aptidões e capacidades, trabalhar nas obras de construção da sala do OAB e na implantação do parlatório, pois essas atividades lhes são facultadas e sua prática vão impactar gradativamente na remição de dias em sua pena", comentou o diretor da Cadeia.
Com site Notícia VIP
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso