Mais de 50 profissionais participaram do workshop de Mediação Empresarial promovido pela Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e pela Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT).
Considerado um dos principais nomes do assunto no país, Adolfo Braga Neto falou sobre como advogar e mediar em casos de mediação empresarial, seus custos, honorários, além de oferecer noções práticas.
“A leitura inicial, superficial, que as pessoas fazem é pensar a mediação como um método voltado para pequenas questões ou questões de pequeno valor. A prática tem apontado exatamente o contrário, hoje a gente faz mediações em contratos de valores que envolvem bilhões de reais ou, às vezes, milhões de dólares”, disse Adolfo Braga Neto.
Ele explica que a mediação é voltada para pessoas físicas e jurídicas, para os conflitos que envolvem pessoas, não importando qual sua dimensão econômica ou afetiva. Assim, o profissional da advocacia deve estar preparado para também desenvolver um trabalho de oferecer ao cliente outras propostas como a mediação.
“Temos que conhecer quando abrir a porta da mediação extrajudicial, quando abrir as portas para o judiciário, quando abrir as portas para a arbitragem. O advogado precisa conhecer essas ferramentas para poder mostrar esse produto para seus clientes”, explicou a presidente da Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB-MT, Nalian Cintra Machado.
De acordo com ela, a importância do workshop foi justamente difundir os meios de resolução de conflitos possibilitando aos participantes conhecer esta ferramenta e saber como atuar e oferecer a oportunidade aos seus clientes.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso