Garantir mais qualidade, transparência e conforto nos processos conciliatórios do Tribunal Regional do Trabalho. Foi com esse objetivo que a Subseção de Sinop da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) disponibilizou uma de TV 32” polegadas em comodato à sala de conciliação das varas do Trabalho de Sinop.
De acordo com a conciliadora da 2º vara do Trabalho de Sinop, Teresa Santos, com o equipamento, também vem a expectativa de aumentar o número de conciliações feitas na cidade.
“Antes, tínhamos uma dificuldade de entendimento das condicionantes no acordo firmado entre as partes. Com o novo equipamento, teremos mais transparência, principalmente porque, muitas vezes, lidamos com pessoas que têm uma certa dificuldade de visão, gerando um desconforto”, explicou.
A conciliadora lembrou ainda que o novo método criado pelo Tribunal, que busca dar garantia para as partes da homologação do acordo, também gera mais confiança e celeridade. “Dessa forma, os processos que são acordados aqui não entram na fila dos despachos, sendo homologados pelo juiz e gerando mais rapidez”, ponderou.
Para o presidente da Comissão do Trabalho da OAB Sinop, Aluísio Feliphe Barros, o novo equipamento gera uma facilidade nos acordos, principalmente para os advogados. “A sala de conciliação já não tem um ambiente hostil como pode aparentar a sala de audiência, com a presença de um Juiz, proporcionando uma conversa mais espontânea. A conciliação reduz o número de processos, e tudo é resolvido com mais rapidez”, destacou.
Também em concordância com os benefícios, a juíza do Trabalho, Juliana Alves, destacou a importância da parceria da Ordem com o Tribunal.
“Estamos tentando fazer uma prestação mais eficiente, mais célere, proporcionando às partes um acesso ao Judiciário onde seja mais confortável e as pessoas se sintam à vontade. Sempre comentamos em audiência que a sentença nunca é a melhor solução, porque ela sempre vai desagradar alguma das partes, principalmente por ser uma imposição. Muitas vezes o problema vai além do processo e, com isso, gera a sensação de que o conflito foi resolvido e a paz foi realmente restaurada”, explicou.
Já o vice-presidente da OAB Sinop, Diego Gutierrez de Melo, ressaltou que a Ordem está sempre à disposição dos Tribunais para parcerias em que o aparelhamento da Justiça facilite o bom andamento dos trabalhos.
“Hoje, diuturnamente, todos os âmbitos da Justiça estão se adaptando e vêm cada vez mais absorvendo essas formas de solução de conflitos por meio da conciliação, mediação, que visam tirar um pouco do litígio da vida, tanto dos advogados quando das partes. Isso, ao meu ver, é um avanço do Judiciário. Para isso, a OAB vem com essa parceria, entregando este equipamento para que as partes, no momento de conciliação, tenham a inteira noção do que está sendo feito e sempre que for necessária nesse sentido, estamos dispostos a investir”.
Mayla Miranda / Conexão Assessoria