OAB Sinop promove evento de conscientização sobre câncer de mama

19/10/2017 16:10 | Outubro Rosa

Nesta sexta-feira (20), a subseção de Sinop da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão de Direito da Mulher, realiza o "Dia de Mobilização e Conscientização do Câncer de Mama". A programação inclui visitas a órgãos e palestra de orientação.

"Precisamos envolver o máximo de pessoas em torno do tema e aumentar o nível de informação sobre ele. Ainda que o câncer de mama seja um problema amplamente divulgado, ele aflige muitas mulheres. A OAB não poderia se eximir da responsabilidade de colaborar", aponta a presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB Sinop, Cintia Belini.

A programação realizada pela equipe da OAB tem início às 9h, com uma visita a Justiça do Trabalho. Já na parte da tarde as visitas seguirão à Justiça Federal, a partir da 13h30, finalizando com a Justiça Estadual, às 16h.

"Nós estaremos entregando panfletos explicativos e laços rosas, além de convidanado todas as servidoras a participarem da palestra que estamos organizando na sede da Ordem, às 17h", conta Cintia.

A palestra é uma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refeccs) e será ministrada pela médica Patrícia Rossini, além de contar com o depoimento de uma paciente contando sua trajetória na luta contra a doença.

Todos os órgãos que receberão as visitas foram oficiados com um pedido de liberação das servidoras para participarem da palestra, além do Fórum, que publicou uma portaria de liberação.

Prevenção - O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, ele responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

Fernanda Herrmann / Conexão Assessoria