Na última semana a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT) recebeu uma moção de aplausos pelo sucesso dos Primeiros Jogos da Advocacia. A honraria foi votada durante a 33ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Sinop, que também homenageou os atletas envolvidos.
"Ainda que os jogos tenham sido direcionados a advogados, qualquer instituição que leva o nome de Sinop com tanto empenho merece os aplausos da sociedade. Ontem, com o apoio dos demais vereadores, demos os merecidos méritos à OAB e à CAA-MT", explicou o vereador autor da moção, Hedvaldo Costa.
Foram quatro dias de evento, de 29 de setembro a 1º de outubro, quando cerca de 300 atletas de todo Estado competiram nas modalidades de futebol society, tênis, beach tennis, vôlei de areia, futevôlei e jiu-jitsu. Informalmente, para os advogados que não são adeptos aos esportes de quadra, campo ou areia, foi realizado torneio de truco e bozó. Sinop só não competiu no vôlei masculino e jiu-jitsu.
"A força da advocacia do interior do Estado, na primeira edição dos jogos, esteve representada nas finais do futebol society, em especial na categoria masculina, onde a OAB Sinop e a OAB Rondonópolis foram as equipes finalistas. Porém, o Nortão, com a OAB Sinop, venceu por 2 x 1 a OAB Rondonópolis, trazendo o troféu de campeão", trouxe trecho da moção.
Cerca de 40 advogados de Sinop participaram e venceram nas seguintes categorias: 1º lugar no futebol masculino, 2º no futebol feminino, 1º e 2º no beach tênis feminino, 2º no beach tênis masculino, 2º no vôlei de areia feminino (misto) e 1º no bozó.
"Essa moção é muito merecida, tanto para a Caixa quanto para os participantes. Morar no interior e participar de atividades em Cuiabá não é fácil, pois, além dos treinos, há custo, deslocamento, cansaço por estar fora de casa e do escritório. A CAA organizou uma estrutura incrível para a competição, com hospedagem, alimentação e transporte entre o hotel e o local onde os jogos aconteceram. Foi um sucesso. Onze subseções participaram e o interior do Estado, assim como Sinop, mostrou sua força", lembrou a vice-presidente da CAA/MT, Xênia Guerra.
Os participantes desta edição já se preparam para a próxima e garantem que virão ainda mais medalhas. "A Caixa está de parabéns pela iniciativa. Os advogados sentiam falta de momentos de descontração e confraternização. Mesmo que tenham sido poucos dias de jogos, nós nos envolvemos mais de 40 dias antes com treinos. Voltamos de Cuiabá com as energias renovadas e já estamos treinando para 2018", comentou a advogada Mayaia Weirich, que fez parte da equipe de futebol feminino e conquistou o segundo lugar.
Os melhores colocados em cada modalidade representarão Mato Grosso nos Jogos de Verão, que é uma competição organizada pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e que reúne profissionais da advocacia de todos os estados brasileiros.
A próxima edição nacional será em janeiro, na cidade de Vitória (ES).
Fernanda Herrmann / Conexão Assessoria