Evento encerra com homenagem ao idealizador da Semana Jurídica

22/08/2017 15:41 | XX Conferência da Advocacia
Foto da Notícia: Evento encerra com homenagem ao idealizador da Semana Jurídica

O idealizador da Semana Jurídica, o coordenador do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), Antônio Alberto Schommer, recebeu uma homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT), em reconhecimento ao esforço de realizar e apoiar o evento há quase 20 anos. A homenagem foi concedida no encerramento da XX Conferência Estadual da Advocacia e da XX Semana Jurídica na noite da última sexta-feira (18).

O professor e presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-MT, José do Patrocínio, conduziu a honraria e entregou a placa confeccionada especialmente ao professor Schommer. “Ele é aquele que representa o professor dos professores, o mestre dos mestres. A homenagem é em nome de todos, colegas advogados e advogadas, acadêmicos, professoras e professores para aquele que foi o embrião, o idealizador de tudo isso, a semente, a força, o projeto, aquele que fez a gente trabalhar. Estou falando de um educador na real concepção da palavra”, saudou o homenageado.

Antônio Schommer, após receber a placa, contou um pouco da história de realização das semanas jurídicas. “Em 1997, minhas turmas terminaram o estudo da família e sucessões e eu havia prometido a elas a fazer um pequeno simpósio de Direito Civil. Fizemos com vários autores sobre os quais os alunos haviam estudado. O então reitor da universidade foi ao encerramento desse simpósio e ele se maravilhou por ver praticamente todos os alunos lá entusiasmados. No final, me chamou de lado e disse: você tem coragem de fazer um projeto desses para todo o curso de Direito? Se tiver apoio, tenho. E foi aí que começou tudo”, relatou agradecendo o apoio de alunos e professores em todas as semanas jurídicas que realizou.

O secretário-geral da OAB-MT, Ulisses Rabaneda, aproveitou o momento também para homenagear a participação de professores, acadêmicos e advogados e advogadas na Conferência. “Nós saímos daqui revigorados. Três dias de intenso debate, doze painéis simultâneos durante a manhã e eventos magnos no início, no meio e no encerramento. Muito obrigado pela presença e por fazerem deste evento o maior da advocacia na história da OAB-MT. Estamos muito orgulhos e agradecidos. Sairemos daqui com operadores do Direito muito mais qualificados”.
A qualidade da organização dos dois encontros também foi lembrada pelo dirigente da Ordem. “Foi um evento pensado, planejado por muitas pessoas. Feito com muito carinho, sendo trabalhado há cerca de um ano para ser esse sucesso, que não o seria sem a presença de todos aqui”.

Na avaliação do presidente da OAB-MT, a Conferência surpreendeu a todos positivamente e cumpriu com excelência seu papel institucional. “A conferência mostrou-se o principal e mais importante evento da história da OAB-MT e o maior evento jurídico do Centro-Oeste neste ano. Serviu para, no meio acadêmico, aliado com o meio profissional, debatermos as tendências do Direito com os maiores juristas do país. Então, ela cumpriu com a sua função institucional de debater o Direito em todos os seus ramos, de levar informação, atualizando a advocacia com o que há de mais novo no pensamento jurídico brasileiro. Então, saímos da conferência com um saldo extremamente positivo, surpreendidos positivamente e agradecidos à advocacia que atendeu ao nosso chamado e fez da conferência esse enorme acontecimento”.

Assessoria de Imprensa OABMT