Formas de soluções de conflitos serão abordadas na XX Conferência Estadual da Advocacia e XX Semana Jurídica

07/08/2017 14:37 | Próxima Semana

A Justiça costuma ser a forma mais conhecida e comum de se resolver conflitos no Brasil. A grande desvantagem é que até o processo terminar, é provável que sejam gastos muito tempo e dinheiro, pois depender da ajuda dos tribunais para resolver problemas pode levar meses e até anos, devido à imensa quantidade de ações em andamento.

Existem meios alternativos para a solução de conflitos, mas que ainda são desconhecidos por grande parta da população brasileira. São mecanismos que facilitam o acesso da população e das empresas à justiça, para ter seus direitos garantidos, de forma mais rápida, barata e menos burocrática. A conciliação, mediação e arbitragem são as ferramentas que podem ser usadas para a resolução de divergências e que, depois da aprovação do novo Código de Processo Civil, passaram a ter validade jurídica. Estes métodos, quando utilizados, costumam ter um alto índice de satisfação por parte de quem os usa, pois além de ter uma atuação rápida, os custos são bem menores do que os da Justiça comum.

Durante a XX Conferência Estadual da Advocacia e a XX Semana Jurídica, promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), que acontecem entre os dias 16 e 18 de agosto, as “Formas de Soluções de Conflitos” serão o assunto de um dos Painéis do evento. O primeiro a falar sobre o tema será o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Sami Storch. Graduado em Direito, ele também é Mestre em Administração Pública e Governo, Doutor em Direito, Coordenador e docente no curso de especialização em Direito Sistêmico pela Hellingerschulle - Alemanha/ Faculdade Innovare e pioneiro mundial no uso das constelações na justiça.

Outro convidado para fazer parte do Painel 10 do evento é o Vice-Presidente da Comissão Especial do CFOAB e Coordenador da Casa de Mediação da OABRS, Ricardo Dornelles, que também é Presidente da Comissão de Mediação e Praticas Restaurativas da OAB RS, e Gestor da Câmara de Mediação da FEDERASUL (Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul).

Fechando o Painel, o evento contará com a apresentação Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, responsável pelo Núcleo Permanente de Resolução de Conflitos do TJMT, Clarice Claudino da Silva.
A XX Conferência Estadual da Advocacia e XX Semana Jurídica é um evento voltado não apenas para estudantes e operadores do Direito, mas para toda a sociedade, com temas atuais. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram na próxima sexta-feira (11).

Cada participante pode escolher até dois, entre os 12 painéis que serão realizados, e acompanhar todas as palestras noturnas, além de conferir uma programação artística voltada para a cultura mato-grossense. Para conferir a programação completa e se inscrever no site www.oabmt.org.br/conferencia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0956 / 3613-0957 / 3613-0927.

ZF Press