Exposição de Amâncio na OAB-MT receber moção da AL

02/08/2017 13:44 | Galeria Silva Freire
Foto da Notícia: Exposição de Amâncio na OAB-MT receber moção da AL

O artista plástico e escultor Amâncio Ribeiro Alves, que desde junho expõe suas obras na Galeria Silva Freire, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), receberá uma moção de congratulação do deputado estadual Guilherme Maluf. O motivo é a exposição, que tem obras do artista dos últimos 50 anos, realizada em alusão ao aniversário de 84 anos da OAB-MT, comemorado no dia 29 de junho.

Amâncio Ribeiro, que faz de histórias sua fonte inspiradora para produção de telas e esculturas, sobretudo a história do Brasil, demonstrou-se muito satisfeito com a homenagem, principalmente pelo reconhecimento do produto que é bem próprio. “Muitos artistas de Mato Grosso, bons artistas, fazem obras daquilo que o público quer ver, para agradar o outro. Eu faço obra sobre aquilo que me move, que são as histórias. É muito bom receber moção”, comemorou.

Essa será a terceira moção da Assembleia Legislativa que o artista recebe, além do reconhecimento público do Executivo estadual e de alguns partidos políticos anos atrás. Conforme ele, já são mais de 30 expostas na parede de seu ateliê.

“A presente moção de congratulação tem por objetivo enaltecer o artista plástico Amâncio Ribeiro pelas suas obras, que contribuem de forma relevante com o acervo artístico mato-grossense”, trouxe o texto da homenagem destacando que a exposição na OAB-MT já atingiu mais de 40 mil visualizações na internet.

Desde junho, Amâncio proporciona aos visitantes da Galeria Silva Freire uma visita guiada por ele próprio para contextualizar cada uma de suas telas em exposição. Algumas delas já foram inclusive comercializadas, mas serão mantidas expostas por tempo indeterminado no local, segundo ele. “Essa é uma exposição de Amâncio Ribeiro pelo aniversário da OAB”, reforça.

Uma de suas telas está sendo exposta pela primeira vez no saguão da Ordem. Trata-se da “173 Dias de Corrupção”, uma imagem que ilustra alguns dos mais recentes escândalos políticos brasileiros, composta ao longo de 173 dias com base em 154 reportagens publicadas pela revista Veja.

Amâncio Ribeiro, que também é o autor da escultura em homenagem ao soldado Queiroga, erguida na entrada no 1º Batalhão da Polícia Militar, no Porto, pelo salvamento de uma criança do afogamento, é uma vítima do exílio no período da ditadura. “Quando eu pintei contra os militares – e por isso me expulsaram -, pintava o que eles faziam de errado. Hoje eu pintei o que a democracia faz de errado”, comentou ele à época do início da exposição.

As obras do artista podem ser visitadas de segunda à sexta-feira, no horário de expediente da OAB-MT, de 9h às 17h30.

Assessoria de Imprensa OABMT