PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Vereador solicita apoio da OAB-MT na Emenda que muda preenchimento de cargos em Cuiabá

14/07/2017 13:44 | Serviço Público
Foto da Notícia:  Vereador solicita apoio da OAB-MT na Emenda que muda preenchimento de cargos em Cuiabá


    O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), recebeu a visita do vereador por Cuiabá, Diego Guimarães, para solicitar o apoio da entidade no processo de aprovação de Emenda à Lei Orgânica municipal que estabelece novas normas no preenchimento de cargos públicos comissionados nos Poderes da Capital. Para o parlamentar, que esteve na sede da OAB-MT na quarta-feira (12), a participação da Ordem no processo de convencimento dos demais vereadores é essencial por se tratar da instituição guardiã da Constituição Federal e, portanto, dos princípios essenciais da administração pública direta e indireta.

    “A Ordem entra como representante da sociedade civil e, também, por representar os advogados, a classe profissional que tem o conhecimento jurídico, que sabe a importância dos princípios constitucionais que norteiam a administração pública, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Sem contar o relevante serviço de observação e controle das ações do Poder Público que faz”, justificou o vereador.

    Uma das principais mudanças de inclusão da Emenda, assinada também pelo vereador Marcelo Bussiki, prevê a redução e a limitação no número máximo de cargos comissionado em todos os órgãos e entidades municipais a destinação de no mínimo 20% desses cargos aos servidores efetivos. Outra diz respeito à necessidade de que as pessoas nomeadas para funções comissionadas tenham qualificação compatível com as atribuições que deverão ser desempenhadas.

    O presidente da OAB-MT entendeu como relevante a iniciativa. “Sou a favor de providências que garantam a eficiência do serviço público, princípio essencial à administração pública direta e indireta”, comentou Leonardo Campos.

    O pedido, apresentado há um mês, já possui parecer favorável da relatoria da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Cuiabá, de acordo com o parlamentar. Deve entrar na pauta para que esse parecer seja apreciado em plenário.  Para ser aprovado, precisa de dois terços dos votos dos vereadores, em duas votações.

Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp