A jovem advocacia de Mato Grosso esteve representada por delegação formada pela Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) durante o XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia em Porto Velho de 1ª a 3 de junho.
Concomitante ao evento também foi realizada a XIII Conferência Rondoniense da Advocacia e I Caravana das Prerrogativas.
Durante o Encontro Nacional foram debatidos temas de amplitude nacional como prerrogativas da advocacia, mulher advogada, advocacia tributária, reformas trabalhistas e previdenciárias, empreendedorismo jurídico, entre outros.
Presidente da Cojad Mario Medeiros Neto destacou a responsabilidade da jovem advocacia em nível nacional. “Saímos de Porto Velho cientes de que a jovem advocacia tem que exercer o seu papel de protagonista. Cientes de que não há esperança de avanço se não houver espaço para o novo. Cientes de que é nosso dever e nossa salvação conquistar esse espaço, não esmoreceremos na defesa da jovem advocacia, saímos ainda mais confiantes e responsáveis pelos avanços necessários”, disse.
Secretária adjunta da Cojad Ellen Almeida Freitas de Morais pontuou a troca de experiências entre a jovem advocacia.
“Participar do XVI ENJA foi enriquecedor, visto que foi uma oportunidade de ter contato com advogados residentes em vários Estados do Brasil, que possuem o mesmo objetivo, qual seja, batalhar pela jovem advocacia. Foi uma oportunidade de nós, jovens advogados, trocarmos experiências e pontuarmos situações que por nós devem ser modificadas. Foi simplesmente incrível ver os advogados trabalhando em prol da melhoria e incentivo dos advogados recém habilitados, porquanto, sabemos que a formação acadêmica tem sido cada vez mais deficitária, e, consequentemente, são inseridos advogados sem qualquer amparo no mercado de trabalho”, afirmou.
Membro da Cojad e conselheira curadora da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT) Erika Borges Soler ressaltou a importância do Encontro Nacional. “Evento enriquecedor, retornamos com mais garra para trabalhar querendo e buscando aplicar tudo que aprendemos nesse grandioso evento, é uma troca de experiência com cada Estado, que nos dá um novo olhar sobre advocacia, engradecendo nossa alma e nossa profissão. Aguardando ansiosamente a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira”.
O Encontro Nacional contou com representantes e presidentes da jovem advocacia de 22 Seccionais.
Também participaram da delegação mato-grossense: secretário-geral da Cojad Pedro Henrique Ferreira, os membros da Cojad Bruno Martins Sorna e Thomas Ubirajara de Arruda Caldas, presidente da Cojad de Várzea Grande Eduardo Henrique Fonseca Zeferino da Silva, secretário da Cojad Várzea Grande João Rodrigo Ezequiel, o membro da Cojad Várzea Grande Rodrigo Luís Ferreira e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da subseção de Várzea Grande.
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso