Citado em mais de 650 mil acórdãos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e 2 mil no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado e consultor jurídico Nelson Nery Junior é um dos mais importantes exemplos brasileiros da importância da advocacia para a construção da jurisprudência no país.
Mestre, doutor e livre-docente em Direito, ele avaliou os princípios fundamentais do novo Código de Processo Civil durante o congresso promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
Em Cuiabá, Nelson Nery Júnior ressaltou a importância da advocacia para a construção do Direito no Brasil. “Quem faz chegar as teses ao STJ e STF são os advogados, porque se não se apresenta o recurso, a tese não chega lá, então é muito interessante e de muita responsabilidade o trabalho da advocacia”, ressaltou.
Crescido em uma família de magistrados, ele afirma sentir tranquilidade ao afirmar que, infelizmente, ainda existe um preconceito por parte dos juízes, que acham que advogados e promotores são “menores” que eles. Da mesma forma, lembra que os promotores também agem da mesma forma em relação à advocacia.
“Juiz acha que advogado é mal preparado, é picareta, confunde o advogado com a pessoa do cliente. Se você é advogado de alguém que cometeu um crime, um advogado criminal, o juiz acha que você é o traficante, o assassino... Esse tipo de coisa é difícil de combater porque é cultural”, comentou.
Contudo, Nelson Nery Junior faz questão de destacar que ao cumprir sua função, levando as teses aos tribunais superiores, existe sim uma grande responsabilidade da advocacia para a construção, não apenas na jurisprudência, mas do próprio Direito
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso