Galeira Silva Freire recebe exposição "Família Direito de Todos"

17/02/2017 14:08 | Adoção
Foto da Notícia: Galeira Silva Freire recebe exposição 'Família Direito de Todos'

imgOs sorrisos eternizados em fotografias: muito mais do que um retrato de família, as imagens revelam a possibilidade de amar e de se construir laços. Estas fotos retratam momentos reais de famílias adotivas e compõem a exposição “Família Direito de Todos” que segue aberta para visitação até o dia 28 de fevereiro na Galeria Silva Freire, no saguão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

O lançamento da exposição na OAB-MT aconteceu nesta quinta-feira (16). A exposição itinerante esteve anteriormente no Várzea Grande Shopping e após o período na Galeria Silva Freire chega ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os registros são dos fotógrafos Gilberto Galdino e Edson Gilson.

A exposição foi idealizada em uma parceria da OAB-MT através da Comissão de Infância e Juventude (CIJ), da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) e do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CEDCA), com apoio do Poder Judiciário.

imgPresidente da CIJ Tatiane de Barros explicou que a ideia da exposição é desmitificar a questão da adoção e dar visibilidade para a adoção especial. “A conta não fecha, temos uma lista de pretendentes com 715 pessoas na fila para adoção e 61 crianças aptas à adoção. Mas temos que desmitificar a nossa sociedade e dar visibilidade para adolescentes e crianças maiores de quatro anos. Mas no cadastro de adoção as pessoas optam por bebês ou crianças menores um ano ou com até dois anos”.

A presidente da Ampara Lindacir Rocha Bernardon destacou que o projeto “Família Direito de Todos” busca mostrar a realidade das crianças e adolescentes que aguardam por adoção. “Ter uma família é o sonho das crianças mais velhas, de grupos de irmãos e de crianças com alguma deficiência, e como eles vivem nas instituições, por muitas vezes são esquecidos. Nós resolvemos fazer algumas ações que despertassem à sociedade para conhecer e saber a existência da criança real”, disse.

imgO presidente da OAB-MT Leonardo Campos apontou que a exposição tem uma importância incalculável para a sociedade. “Esse momento do sorriso de uma criança recebida por uma família não tem preço e merece ser eternizado, para que a partir deste momento outras famílias tenham coragem de fazer o mesmo ato. Sabemos que muitos têm a intenção de adotar e não sabem procedimentos ou falta coragem, essa exposição ressaltando os pontos positivos influenciará e encorajará outras famílias.

A presidente da CEDCA Cleidi Eliane de Souza observou que através da exposição é possível dar visibilidade às crianças que estão em acolhimento institucional. “Assim damos a estas crianças e adolescentes, uma oportunidade de viverem em família e em comunidade”.

Assessoria de Imprensa OAB-MT