30/11/2016 17:00 | Em Belo Horizonte
Foto da Notícia: Presidente de Comissão e conselheiras representam OAB-MT durante a Conferência Nacional da Mulher Advogada

imgA representatividade da mulher e seu empoderamento na sociedade, as prerrogativas da mulher advogada e a participação da mulher na política. Estas foram algumas das questões abordadas durante a II Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada em Belo Horizonte nesta segunda (28) e terça-feira (29) e que teve como tema “Democracia e Gênero”.

Presidente da Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e secretária-geral adjunta, Gisela Cardoso destacou a importância do evento nacional realizado logo após a I Conferência Estadual da Mulher Advogada em Sinop, nos dias 24 e 25.

“Belo Horizonte recebeu a II Conferência Nacional da Mulher Advogada com mais de duas mil pessoas inscritas, e este evento tem um significado especial esse ano, exatamente por ter sido proclamado como o Ano da Mulher Advogada pelo Conselho Federal da OAB”, disse.

Para Gisela Cardoso, são conferências como estas que garantem a possibilidade de promover uma mudança através do diálogo, para chamar a atenção da sociedade e da advocacia.

“Debatemos sobre igualdade de gênero, empoderamento da mulher, participação das mulheres na política. E dentro deste contexto foi trabalhada toda aquela velha e atual problemática sobre discriminação, dependência, e tudo aquilo que precisa ser mudado para se alcançar a igualdade necessária para consolidação da democracia. Sabemos que não é um caminho fácil, que é passo a passo, degrau a degrau, mas este tipo de evento reunindo mais de 2 mil advogadas de todo o país, é sem dúvida um passo importante nesta longa e árdua caminhada”, observou.

Conselheira federal pela OAB-MT, Gabriela Novis Neves ressaltou que a II Conferência Nacional da Mulher Advogada representa a luta pela igualdade, um dos pilares da democracia e elemento essencial da justiça.

“Como uma das nove Conselheiras Federais Titulares da OAB tive a honra de participar desse encontro que reuniu mais de duas mil participantes na Capital Mineira. O nosso Estado foi muito bem representado, inclusive com a minha participação e da Gisela Cardoso nas mesas dos painéis de debates. Emendamos a Conferência Estadual em Sinop com a Nacional em Belo Horizonte mostrando exatamente que são esses movimentos que impulsionam a conquista de direitos”, afirmou Gabriela Novis Neves.

Já a conselheira federal pela OAB-MT Liliana Simioni também apontou a importância do evento em nível nacional e da inserção da mulher advogada na atuação da OAB. “Sucesso é a palavra que melhor define o resultado da II Conferência Nacional da Mulher Advogada. A OAB Nacional demonstrou a necessidade de trazer a participação da mulher advogada no mundo jurídico. Tivemos avanços importantíssimos, como por exemplo, a promulgação da lei que suspende prazos para a profissional que tiver filho, dentre outros, porém, ainda é tímida nossa participação neste universo jurídico. Vamos continuar neste avanço juntas com a OAB, no movimento + Mulheres na OAB”, disse.

A conselheira estadual da OAB-MT Roberta Borges Vieira observou os dados apresentados durante o evento, que demonstra que apenas 11% das diretorias das grandes empresas são ocupadas por mulheres. Além disso, outros índices alarmantes, como a violência à mulher, cuja média é de uma mulher violentada a cada 12 segundos.

“É um marco importante para mulheres advogadas e foi uma grande oportunidade para dialogarmos e fomentarmos o empoderamento da mulher como um todo. A Conferência deste ano teve muito mais participação das mulheres do que comparado ao ano passado, está tendo um crescimento de participação das mulheres na própria OAB mas que ainda há muitos desafios, muito a ser discutido, não só com as mulheres mas também homens, pois ainda existe muita discriminação de gênero”, concluiu.

A OAB-MT participou do evento com uma caravana de advogadas representando as Subseções de Diamantino, Peixoto de Azevedo, Várzea Grande e Pontes e Lacerda.

Assessoria de Imprensa OAB-MT