I Encontro Estadual da Jovem Advocacia proporciona troca de experiências entre Seccionais da OAB

29/11/2016 18:00 | Debate

O intercâmbio de experiências foi um dos objetivos do I Encontro Estadual da Jovem Advocacia, realizado nos dias 24 e 25 em Sinop. Com o debate para a construção do Plano Estadual com base no Plano Nacional de Valorização da Jovem Advocacia, a Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) também promoveu esta troca entre representantes de outros Estados, como Piauí (PI) e Santa Catarina (SC).

A presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB-PI, Nádia Santiago ressaltou a importância desta troca entre as Seccionais da entidade.

“A participação no Encontro Estadual da Jovem Advocacia realizado em Sinop foi de grande importância tanto para o Estado do Piauí quanto do Mato Grosso. Trocar experiências desse porte é sempre engrandecedor. Levo para o PI uma bagagem de informações e ideias, bem como, também pude compartilhar as do Piauí com os jovens mato-grossenses”, apontou.

Além disso, a presidente observou que os anseios da jovem advocacia dialogam em todo o país. “Também pude perceber que as dificuldades de jovens advogados em início de carreira são universais, no entanto, é de encher os olhos a força que essa classe vem ganhando dentro da Ordem dos Advogados do Brasil. A jovem advocacia é o futuro da advocacia do país. O evento foi muito bem organizado e agradeço ao Dr. Mario Neto e toda a diretoria da Cojad-MT essa magnífica oportunidade”, afirmou.

Já a presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB em Santa Catarina, Clarissa Medeiros, destacou que a troca de experiências proporcionou um conhecimento maior da realidade da jovem advocacia no país.

“Embora a realidade dos Estados sejam bastante diferentes (SC e MT) pude perceber que os anseios da Jovem Advocacia se assemelham bastante. O que me faz concluir que a luta que temos que levar adiante pela jovem advocacia ultrapassa as regiões, e tirando poucas peculiaridades, ela é uníssona do sul ao norte do país”, observou.

Para Clarissa, eventos como este, que unem a jovem advocacia são essenciais para motivar toda a classe. “Creio que eu aprendi muito mais do que contribui ao participar do evento. E ver jovens de um estado tão grande, territorialmente falando, unidos em prol de uma causa só me motiva ainda mais pra voltar ao meu estado e continuar lutando pela jovem advocacia”, concluiu.