Tribunal de Ética se reúne em Sinop

05/04/2011 13:00 | Encontro
    Uma reunião para definir a linha de atuação em que o Tribunal de Ética e Disciplina vai trabalhar nos processos com a maior isenção possível. Este foi o teor do primeiro encontro realizado este ano na 6ª Subseção da OAB Sinop. A presidente Soraide Castro acompanhou a primeira reunião da 15º turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT, que foi empossada no ano passado.

Cinco membros, sendo dois de Sinop, dois de Sorriso e um de Colíder fazem parte do TED. São eles: Daniel Batista de Aguiar, Ulisses Duarte Junior, Mauro da Silva Andrieski, Joice Wolss Scholl e Héber Amilcar de Sá Stábile, que preside a Turma.

“Não queremos ser apenas punitivos, antes de qualquer coisa queremos ser muito orientativos, lembrando os colegas de nosso Código de Ética e a importância de uma atuação digna”, destacou o presidente da 15º Turma do TED, Héber Amilcar de Sá Stábile.

Conforme o advogado, os processos estão no início e não há necessidade de mais reuniões. “Mas na medida em que as audiências forem sendo marcadas, teremos de nos reunir mais vezes”, explicou. Os membros do TED também definiram que vão realizar reuniões ordinárias mensais, sempre na última sexta-feira do mês.

A presidente da Subseção, Soraide Castro, consignou a importância de a sociedade ter conhecimento da atuação do TED na região “e é importante para o advogado também, porque infelizmente existe o joio e o trigo. E para não prejudicar os bons profissionais temos que fazer a separação e é ao TED que cabe esta árdua missão. Esperamos que nossa turma não tenha muitos processos mas se tivermos esperamos que as decisões do TED ajudem a melhorar ainda mais nossa profissão”, concluiu.

O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil é quem analisa e julga os procedimentos ajuizados em face dos advogados por falta ética, entre outras previsões legais. Em caso de comprovação, depois de tramitar o processo e ser possibilitada a ampla defesa ao advogado, o profissional pode ser desde advertido, suspenso ou excluído da Ordem, perdendo a carteira da OAB.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/Sinop)