O Direito ainda é um dos cursos com maior procura por parte dos estudantes dos mais diferentes perfis, no entanto, a qualidade do ensino jurídico, há algum tempo já vem sendo alvo de questionamento. Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, não há dúvidas de que, no estado, a qualidade está muito aquém do ideal.
Na avaliação de Leonardo Campos, a falta de valorização do professor com capacitação, remuneração e estrutura física adequadas refletem diretamente em baixa qualidade do ensino jurídico.
“Não podemos admitir o ensino jurídico como atividade mercantil, na qual as instituições de ensino visam apenas e tão somente o lucro, não dando condições aos seus mestres de formar futuros profissionais”, destacou o presidente da OAB-MT.
Ele avalia para que o professor tenha condições de passar seus conhecimentos é preciso que ele se capacite, tenha mestrado e doutorado custeado pelas instituições de ensino, afinal, ao oferecer ensino jurídico de qualidade, é a própria faculdade quem vai colher os resultados.
Ciente de que a qualidade do ensino jurídico está longe do ideal, Leonardo Campos afirma que a OAB-MT precisa e pretende, cada vez mais, dentro do seu papel fiscalizador, fazer esse debate com a academia.
A OAB-MT conta com uma Comissão de Ensino Jurídico, que tem atuado permanentemente junto às faculdades de Direito, inclusive acompanhando denúncias. Também foi reativada recentemente a Comissão de Estagiários, por meio da qual os estudantes inscritos na entidade podem discutir melhorias para o desempenho das atividades acadêmicas visando a preparação para o mercado de trabalho.
A avaliação ocorreu durante a abertura da 19ª Semana Jurídica, na noite desta quarta-feira (19). O evento conta com a participação de mais de 3 mil alunos e é realizado com a parceria da OAB-MT, reunindo especialistas de renome do país na discussão de temas atuais em destaque na sociedade, como a Operação Lava-Jato.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso