Neste domingo (2) os eleitores ficaram atentos às práticas de seus candidatos e utilizaram o aplicativo Eleitor Fiscal, desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para denunciar as irregularidades cometidas no dia da votação.
Quase 14% das denúncias recebidas ao longo do mês por eleitores de todo o país foram efetuadas no dia da votação. Com mais de 2 mil downloads do aplicativo, moradores de 17 estados da federação utilizaram o Eleitor Fiscal para apontar as irregularidades cometidas durante a campanha eleitoral.
Somente no último domingo, eleitores de nove estados escolheram o Eleitor Fiscal para enviar duas denúncias. A maior parte delas diz respeito à boca de urna.
Ao longo do mês, os eleitores mato-grossenses representaram 10% de todos que utilizaram o aplicativo criado pela OAB-MT. Os paulistas foram os que mais utilizaram o Eleitor Fiscal.
Todas as denúncias recebidas foram encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para que fossem adotadas as medidas cabíveis e para as seccionais da OAB de onde se originaram as denúncias.
A iniciativa do desenvolvimento do aplicativo integra a campanha “Voto não tem preço, tem consequência”, encampada pela OAB-MT desde antes do período eleitoral, com a realização de palestras para todos os envolvidos na campanha, debates dos candidatos às prefeituras e orientações sobre a legislação eleitoral.
No aplicativo também é possível encontrar o compilado de leis eleitorais em vigor no pleito de 2016. Vale ainda ressaltar que as denúncias podem ser acompanhadas de fotos e vídeos e encaminhadas de maneira sigilosa, resguardando a identidade do eleitor que não desejar se identificar.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso