Mais de 2 mil pessoas utilizam o Eleitor Fiscal

15/09/2016 14:00 | Voto não tem preço
Foto da Notícia: Mais de 2 mil pessoas utilizam o Eleitor Fiscal

Eleitores de todo o país utilizam o aplicativo desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para fiscalizar as eleições em seus municípios. Lançado oficialmente no último dia 25, o “Eleitor Fiscal” já conta com mais de 2 mil downloads.

A ferramenta permite enviar denúncias com fotos e vídeos de possíveis irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais que ocorrem nos mais de 5 mil municípios do país. Com o “Eleitor Fiscal”, as informações podem ser encaminhadas de forma sigilosa e o eleitor terá sua identidade preservada se assim desejar.

Além disso, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, explica que todas as denúncias encaminhadas por meio do aplicativo são repassadas diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Ministério Público e Polícia Federal.

“Nossa intenção é assegurar a participação do eleitor nesse importante processo de escolha do futuro de sua cidade e garantir que nenhum tipo de triagem seja feita de forma a poder beneficiar um ou outro candidato”, destaca.

Ele ainda ressalta que essa participação é fundamental para o fortalecimento da democracia neste momento tão importante que o país vivencia, não bastando ao eleitor apenas fazer sua escolha durante os 15 segundos em frente à urna, mas sim acompanhando todo o processo e conduta dos postulantes aos cargos.

Eleitores de, pelo menos, 15 estados brasileiros já encaminharam denúncias por meio do Eleitor Fiscal. A maior parte delas partiu de São Paulo.

Em Mato Grosso, apenas sete denúncias, todas de municípios diferentes, foram feitas por meio do Eleitor Fiscal.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nos smartphones que utilizam os sistemas Android e IOs. Aqueles que preferirem, também podem encaminhar a denúncia diretamente para o e-mail eleitorfiscal@oabmt.org.br.

No Eleitor Fiscal, o cidadão também pode ter rápido e fácil acesso a toda legislação eleitoral vigente para o pleito municipal.

Assessoria de Imprensa OABMT