OAB-MT homenageia família pelo centenário de Gervásio Leite

02/08/2016 17:00 | Reconhecimento
Foto da Notícia: OAB-MT homenageia família pelo centenário de Gervásio Leite

Em 1916 nascia Gervásio Leite. Sua biografia em Mato Grosso é marcada pela atuação profissional, foi jurista, poeta, cronista e jornalista. De 1961 a 1963 presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Por isso, a sua filha Marília Figueiredo Leite recebeu no dia 29 de julho, uma placa durante a sessão do Conselho da entidade, em homenagem ao centenário de Gervásio. Além da história do pai, Marília também recebeu uma placa em homenagem pela sua atuação na advocacia, por ser a portadora da carteira nº 798 de 1966, com mais de 50 anos de inscrição na OAB-MT.

Gervásio Leite também foi presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e da Academia Mato-grossense de Letras (AML). Licenciada da presidência da AML por motivos de saúde, Marília Figueiredo Leite ocupa a mesma cadeira que pertenceu ao pai, a de número 2.

Marília Figueiredo Leite enalteceu a homenagem realizada pela OAB-MT e pelo presidente Leonardo Campos. “Foi emocionante, particularmente fiquei encantada pela fala do presidente Leonardo Campos e pela singeleza da homenagem realizada pela Ordem”, afirmou.

Para Marília, um dos discursos mais importantes foi o de Adélia Mendonça que enfatizou o fato de Gervásio ter sido indicado para a magistratura pelo quinto da Ordem. “Adélia fez um discurso comovente, importante que trouxe o meu pai como um visionário que era, que fazia as coisas para frente, adivinha futuros”, enfatizou.

A homenagem também contou com a presença do presidente em exercício da AML, José Carrara, que pontuou a importância da Academia de Letras no contexto cultural de Mato Grosso.

No dia 19 de junho de 2016 comemorou-se o centenário de Gervásio Leite. O homenageado foi desembargador, Corregedor Geral de Justiça, autor do livro Terra Agarrativa e Linda, além de cofundador da revista modernista Pindorama, líder do Movimento Graça Aranha e Presidente da Academia Mato-grossense de Letras.

Aos 22 anos, em 1938, diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, conforme a biografia disponibilizada pelo site da AML. Em 1964 ingressou no TJMT na categoria de Desembargador, e foi eleito presidente para assumir o cargo em 1966.

No campo educacional, sua contribuição foi expressiva, tendo lecionado na Escola Técnica de Comércio e junto à Faculdade de Direito de Cuiabá, depois, na Faculdade de Direito da UFMT, socializando seus abalizados conhecimentos. Sua carreira como professor e o entendimento do processo histórico de Mato Grosso levou-o a produzir uma interessantíssima obra que discute o percurso da escola primária do Estado, desde o século XIX até a década de 1960: Um século de instrução pública, publicado em 1970 e que se tornou um clássico da historiografia da educação brasileira e mato-grossense.

Gervásio Leite faleceu no Rio de Janeiro, em 10 de abril de 1990, aos 74 anos incompletos.

Assessoria de Imprensa OABMT