Com o aumento do índice de criminalidade em Alta Floresta, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) Leonardo Campos e o presidente da Subseção do município Celso Reis reuniram-se com o secretário de Estado de Segurança Pública Rogers Jarbas nesta terça-feira (5), para apresentar a situação e solicitar uma ação efetiva do governo do Estado.
Presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da entidade, Marco Antônio Magalhães dos Santos também participou da reunião. De Alta Floresta, participaram o Comandante Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Luiz da Silva dos Santos, grão mestre do Grande Oriente Brasil Antônio Passos, secretário municipal de trânsito e transporte Messias Araújo, vereadores Eliza Gomes e Rogério Colichio e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Elza Lopes.
Leonardo Campos destacou que a gestão da OAB é de cobrar, mas que também sabe reconhecer a atuação, como o da Secretária de Segurança Pública (Sesp) no caso do homicídio do advogado Rubens Moreno Rúbio Junior.
Com relação ao aumento do índice de criminalidade, o presidente da Subseção de Alta Floresta ressaltou que a sensação de insegurança tomou conta da população do município. “Esta reunião resultou em efeitos concretos, temos o compromisso do secretário em melhorar a estrutura da polícia e a sede da Subseção da OAB-MT vamos receber a Sesp Itinerante no dia 1º de agosto, com interação entre todos os órgãos de segurança e a sociedade”, destacou.
Celso Reis ainda pontuou o papel de protagonismo da entidade, que intermediou reunião no município com as forças de segurança, polícias civil e militar, Poder Judiciário, sociedade civil organizada, Ministério Público, comércio. “A OAB-MT reuniu todos estes segmentos com vistas de encontrarmos uma solução”, reforçou.
Secretário Rogers Jarbas parabenizou a OAB-MT pela atuação, que considerou um exercício de cidadania, por intermediar a reunião sobre a segurança pública em Alta Floresta.
Entre os compromissos assumidos, o secretário garantiu que o município recebe a próxima Sesp Itinerante no dia 1º de agosto, e de que haverá implemento no efetivo.
“Os novos investigadores das Polícias Civis já estão se apresentando aos Regionais, e da Polícia Militar a previsão é que em setembro, juntamente com as viaturas, teremos este aumento no efetivo. Tentamos equacionar e equilibrar a distribuição do efetivo no interior do Estado, levando em consideração os índices de criminalidade violenta”, explicou Rogers Jarbas.
O secretário ainda afirmou que há cerca de dois meses, a atenção da Sesp está voltada ao município, contudo, para a realização de uma força-tarefa é preciso conhecer o problema à fundo.
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso