A campanha “Coração Azul” contra o tráfico de pessoas conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para a mobilização da sociedade brasileira. Com o tema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”, o lançamento da campanha será no dia 7 de julho na Universidade de Várzea Grande (Univag).
O Ministério da Justiça e o Escritório de Ligação e Parceria com o escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre drogas e crimes (UNODC) lançaram a versão brasileira da campanha “Coração Azul” em maio de 2013.
A campanha implementada pelo UNODC em outros 10 países, tem como símbolo o coração azul, que representa a tristeza das vítimas deste crime, e lembra a insensibilidade daqueles que atuam no comércio de seres humanos.
O uso da cor azul também demonstra o compromisso da ONU com o combate ao tráfico de pessoas, que possui as finalidade de: uma iniciativa de conscientização para lutar contra o tráfico de pessoas e impacto na sociedade; a campanha Coração Azul busca encorajar a participação em massa e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas; a campanha permite que todas as pessoas demonstrem sua solidariedade com as vítimas do tráfico de pessoas, usando o Coração Azul.
Com isso, o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso realiza diversas atividades no mês de julho referentes à campanha Coração Azul, com objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade através de palestras, seminários, panfletagem, blitz educativa e iluminação da cor azul de pontos turísticos de Cuiabá e Várzea Grande.
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso