OAB-MT participa da campanha Justiça pela Paz em Casa

16/06/2016 18:10 | Parceria
Foto da Notícia: OAB-MT participa da campanha Justiça pela Paz em Casa

A Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou da reunião da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) para definir as ações da campanha “Justiça Pela Paz em Casa”.

Em Mato Grosso, as atividades serão promovidas de 15 a 19 de agosto. A programação, que está sendo estruturada pela juíza da 10ª Vara Criminal e da 1ª Vara Especialziada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Cristina Silva Mendes, incluirá uma tarde para mulheres do Poder Judiciário Estadual com palestras sobre a Lei Maria da Penha, ciclo da violência, guarda compartilhada, alienação parental e estupro.

“Faremos também uma palestra motivacional para que as mulheres recuperem a autoconfiança e se libertem desse ciclo”, destacou a magistrada. O objetivo é mudar a cultura de “mulher objeto” e do apelo excessivo à sensualidade feminina. A ação contará com o apoio da OAB-MT.

Também atua como parceira da campanha a Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT). Uma das primeiras atividades será a palestra para 800 policiais em formação, tendo em vista que são eles que estão na linha de frente dos atendimentos em caso de violência doméstica.

Durante a campanha, a orientação da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip é para que os juízes de todas as comarcas priorizem os julgamentos dos processos de violência contra a mulher e realizem a maior quantidade possível de júris.

“Mato Grosso tem sido referência nacional em todas as etapas da Paz em Casa com relação ao número de audiências e de sessões do tribunal do júri. Vamos nos esforçar para manter essa posição de destaque”, frisou a corregedora.

Justiça Pela Paz – A campanha nacional é idealizada pela vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia e conta com apoio do Conselho Federal da OAB. Neste ano, pela primeira vez, a mobilização terá um tema: “Cabeça de Mulher”.

Com informações TJMT

Assessoria de Imprensa OABMT