Exposição "Os cinco elementos do cerrado" será lançada dia 23 na Galeria Silva Freire

15/06/2016 17:15 | Fotografia
Foto da Notícia: Exposição 'Os cinco elementos do cerrado' será lançada dia 23 na Galeria Silva Freire

A Galeria de Artes Silva Freira situada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) será reinaugurada no dia 23 de junho às 17h, com a exposição “Os cinco elementos do cerrado” do fotógrafo Tchélo Figueiredo. Durante o lançamento da exposição, a Cia Onze de Teatro fará uma intervenção artística. A exposição fica aberta para visitação até o dia 23 de julho.

Diante de toda a polêmica da retirada da exposição do 1º piso do Goiabeiras Shopping após ameaça de processo judicial, a OAB-MT em defesa da liberdade intelectual e artística asseguradas na Constituição Federal pelo direito de liberdade de expressão, acolhe as fotos de nu artístico de Tchélo Figueiredo com a reinauguração da Galeria de Artes Silva Freire.

O fotógrafo agradeceu ao presidente da OAB-MT Leonardo Campos e ao vice-presidente Flávio Ferreira pela iniciativa de abrigar a exposição na sede da entidade, onde está situada a Galeria Silva Freire.

“Acho um retrocesso tudo que está acontecendo por conta de uma exposição que não tem vulgaridade nenhuma. Existem coisas piores na TV, Internet. A informação está aí para quem quiser ver, e se incomodar com uma exposição é muito recalque e mesquinhez”, opinou Tchélo.

Com o anúncio da acolhida da exposição na Página Oficial da OAB-MT no Facebook, a rede social da entidade chegou a ser suspensa devido à denúncias de conteúdo impróprio. Uma nota de esclarecimento foi encaminhada e nesta, o presidente Leonardo Campos destaca que ‘foi pelo direito de pensar, agir de acordo com esse pensamento e discutir livremente sobre ele, que a luta pela democracia tomou as ruas’.

“Infelizmente, nossa página ficou fora do ar por um período devido a uma denúncia de conteúdo impróprio. A mesma censura que impediu um artista de se manifestar em um local público, tentou nos impedir de seguir adiante na defesa do direito à livre manifestação do pensamento. Não podemos admitir, como advogados da sociedade que somos, o cerceamento de uma garantia fundamental basilar do nosso processo de redemocratização, a liberdade de expressão”, conclui a nota.

Assessoria de Imprensa OABMT