Centenário de Gervásio Leite será comemorado dia 21 no Teatro da UFMT

13/06/2016 15:00 | Homenagem
Foto da Notícia: Centenário de Gervásio Leite será comemorado dia 21 no Teatro da UFMT

De 1961 a 1963, Gervásio Leite presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Sua biografia em Mato Grosso é marcada pela atuação profissional: jurista, poeta, cronista e jornalista. Presidiu também o Tribunal de Justiça (TJMT) e a Academia Mato-Grossense de Letras (AML), deputado estadual e constituinte em 1947, co-fundador e presidente da Associação de Imprensa Mato-grossense.

No dia 19 de junho de 2016 é comemorado o centenário de Gervásio Leite e em virtude da data, a família Figueiredo Leite convida a todos para o evento “Vez e voz de Gervásio Leite”, no dia 21 de junho às 20h no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“O homenageado, nascido em 1916, foi Desembargador, Corregedor Geral de Justiça, Presidente do TJMT, autor de Terra Agarrativa e Linda, além de cofundador da revista modernista Pindorama, líder do Movimento Graça Aranha e Presidente da Academia Mato-grossense de Letras”, diz o convite.

Aos 22 anos, em 1938, diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, conforme a biografia disponibilizada pelo site da AML. Em 1964 ingressou no TJMT na categoria de Desembargador, e foi eleito presidente para assumir o cargo em 1966.

“No campo educacional, sua contribuição foi expressiva, tendo lecionado na Escola Técnica de Comércio e junto à Faculdade de Direito de Cuiabá, depois, na Faculdade de Direito da UFMT, socializando seus abalizados conhecimentos. Sua carreira como professor e o entendimento do processo histórico de Mato Grosso levou-o a produzir uma interessantíssima obra que discute o percurso da escola primária do Estado, desde o século XIX até a década de 1960: Um século de instrução pública, publicado em 1970 e que se tornou um clássico da historiografia da educação brasileira e mato-grossense”.

Gervásio Leite faleceu no Rio de Janeiro, em 10 de abril de 1990, aos 74 anos incompletos.

Assessoria de Imprensa OABMT