Assessoria jurídica gratuita e atividades esportivas para a comunidade do Sucuri, que fica a 7 km de Cuiabá, foram ações realizadas pelas Comissões de Infância e Juventude (CIJ), do Jovem Advogado (COJAD) e de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), no Mutirão de Justiça Comunitária no último sábado (14).
Das 8h às 13h, a comunidade pode consultar os membros das Comissões para assessoria jurídica gratuita nas áreas da família, previdenciária, trabalhista, cível e criminal. A CIJ também prestou orientação sobre a adoção legal.
Já a Comissão de Direito Desportivo levou atividades lúdicas para a comunidade, como jogo de futebol e aula de artes marciais. O presidente da Comissão, Marcelo Augusto Motta Soares destacou que a OAB-MT decidiu por trazer atividades que não focassem apenas no direito. “Decidimos trazer um trabalho mais lúdico, não só a parte jurídica, mas sim voltado ao tema específico e por isso trouxemos artes marciais e um futebol funcional, que é um misto de paciência e inteligência, não é só o futebol, mas algo que faz pensar e traz para a comunidade o gosto pela atividade física”, afirmou Marcelo.
A vice-presidente da CIJ, Roberta Arruda Chica Duarte pontuou que a ação é para levar informação à comunidade, principalmente sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a adoção legal, que são as campanhas do mês de maio. “A CIJ presta assistência e consultoria, pois acreditamos que o melhor caminho é a prevenção através das informações, e é este o trabalho que realizamos junto à comunidade”, disse.
Membro da CIJ, Paula Toledo reforça que a comissão ajuda ao prestar esclarecimentos para a comunidade. “Este mês trabalhamos com o combate à exploração sexual das crianças e adolescentes, e também é o mês da adoção legal, por isso, explicamos quais são os passos legais e todo processo que a pessoa deve seguir para a adoção legal. São informações importantes que precisam ser levadas à população que possui muitas dúvidas nestes temas”, explicou.
Vinícius Miranda, vice-presidente da COJAD destacou a atuação da OAB-MT em prestar assessoria jurídica à comunidade. “Participar de eventos como o do Mutirão da Justiça Comunitária, é permitir que a nossa vida seja sempre um instrumento de transformação social. A Comissão de Jovem Advogado e a OAB-MT é a porta que permite toda a realização, a soma dos esforços gera resultados incontestáveis de que ajudar ao próximo é construir uma sociedade melhor”, apontou.
O secretário-adjunto da COJAD, Pedro Henrique Ferreira Marques também afirma a importância da ação promovida pela OAB-MT. “Tivemos representantes de todas as áreas do direito, para prestar uma assessoria ampla, com este atendimento voltado para solucionar as dúvidas da sociedade. Para os jovens advogados também é uma oportunidade de exercer a profissão”, concluiu.
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso