Com cerca de três anos de existência, a Organização de Suporte das Atividades dos Migrantes no Brasil (Osamb) será oficializada na noite desta quinta-feira (12), durante assembleia geral no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
Desde que chegaram a Cuiabá, ainda na condição de refugiados, os haitianos e migrantes vindos de outros países se deparam com uma série de dificuldades no dia a dia, mesmo com seus direitos reconhecidos.
Foi a partir do debate e da discussão desses desafios e da vontade de mútua de colaboração que nasceu a organização. O haitiano Duckson Jacques, que até então vem conduzindo a entidade, conta que quando chegou ao estado, a primeira expressão brasileira que teve que aprender na prática foi “se vira”.
“Vamos ter que nos organizar, se não ficaremos perdidos”, pensou. Assim desde 2013 um grupo de haitianos reúne-se todos os domingos com uma pauta de desafios que, infelizmente, mesmo com o passar dos anos, não diminui.
No entanto, para ganhar força e se tornar, de fato, uma entidade civil sem fins lucrativos, com poder de representatividade, a Organização precisava se estruturar juridicamente. Por meio do vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira, e do advogado membro da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social, o projeto pode se tornar realidade.
“A OAB-MT entende que essa responsabilidade social é de todos: da sociedade, das entidades de classe. A OAB tem essa função legal, constitucional inclusive”, ressaltou Ferreira.
No início do mês passado, o grupo reuniu-se com o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, para dar início ao processo de formalização jurídica da organização. A partir daí, surgiu a proposta da criação de uma rede de sustentação do migrante, oferecendo serviços diversos nas áreas dos direitos humanos, trabalho, moradia, segurança, saúde, educação.
Agora, a Osamb realizará sua primeira assembleia-geral para aprovação de estatuto e eleição da diretoria que será composta não apenas por representantes haitianos, mas também de nacionalidades africanas que enfrentam as mesmas dificuldades e estará aberta a todos os migrantes que vivem em Mato Grosso.
Mesmo após o processo de oficialização, a OAB-MT permanecerá como entidade apoiadora da organização, auxiliando com orientação jurídica e na defesa dos direitos dos migrantes.
O evento contará com apresentações culturais que demonstram a integração dos povos na nossa Capital. A noite contará com apresentação do trio Henrique, Pescuma e Claudinho; Cena Onze, Abel Dy Anjos e da banda haitiana Godsingers.
Aberta a toda a sociedade, a solenidade de oficialização da Osamb acontece na próxima quinta-feira (12), a partir das 18h30, no auditório da OAB-MT.
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso