Seminário na OAB-MT debate proteção integral na Semana Estadual de Adoção

04/05/2016 14:00 | Conscientização

A presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), Suzana Schettini abriu a Semana Estadual da Adoção com o seminário “Proteção Integral: Os fragmentos de sua operacionalização”, nesta quarta-feira (4), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Para tratar sobre o tema, Suzana Schettini demonstrou que a adoção deve ser encarada como um todo para garantir o direito à família. “A conta não fecha, porque na conjuntura atual, as crianças ficam esperando as famílias e existe este vácuo que precisamos trabalhar em conjunto sob a égide de proteção integral, que gosto de usar como exemplo uma rede nordestina, que acolhe quem precisa. E cada operador social é um elo importante”, ressaltou.

Suzana também defende que é preciso haver uma conscientização do Judiciário para que os processos não demorem tanto para serem analisados. “Consideram que a criança que está em um abrigo está protegida, mas ela precisa de um lar e de afeto e este seminário enfatiza a necessidade deste trabalho em rede, em conjunto, como elos que se unem com um objetivo único de se colocar as crianças em uma família. A família hoje é onde mora o afeto, não importa como seja constituída”, argumentou.

A presidente da Comissão de Infância e Juventude da OAB-MT, Tatiane de Barros explicou que a via correta para àqueles que desejam adotar é buscar a Vara da Infância. “O processo de adoção é lento, pois primeiro é preciso realizar uma busca pela família natural, para saber se existem tios ou avós que desejam ficar com aquela criança, e o Conselho Tutelar encaminha a criança para uma Casa Lar, se a família natural não quiser resgatá-la, aí vai para a adoção, por isso a burocracia”, disse.

Tatiane ressalta a importância da discussão com a sociedade sobre o processo de adoção e a parceria firmada para a realização do Seminário com intuito de sensibilizar para a materialização do direito à convivência familiar e comunitária. “Precisamos discutir com a sociedade qual é a legalidade da adoção, pois muitas pessoas acabam adotando ‘à moda brasileira’ de criar sem o devido processo legal, e isso pode causar uma série de problemas”, apontou.

O evento faz parte da Semana Estadual de Adoção 2016, promovida pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em conjunto com a CIJ e OAB-MT, Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), Comissão Estadual Judiciário de Adoção (Ceja-MT), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e Sala da Mulher da Assembleia Legislativa (ALMT).

Assessoria de Imprensa OABMT
www.facebook.com.br/oabmt