A palestra “A mediação no novo Código do Processo Civil” foi ministrada pela advogada Dynair Alves de Souza na Escola Superior de Advocacia (ESA-MT) na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), nesta terça-feira (12).
De acordo com a palestrante, o código anterior não falava em mediação e o novo Código de Processo Civil (CPC) trouxe a mediação para o seu âmbito. “Tivemos em 2015 dois importantes marcos para a mediação, sendo o CPC e a Lei que regulamenta a mediação no Brasil, o Marco Regulatório da Mediação”, citou.
Dynair explica que a mediação se torna realidade dentro do sistema jurídico brasileiro. “Os advogados e estudantes de direito ainda não conhecem a sistemática da mediação, nem como ela era utilizada e nem o crescimento que terá a partir de agora com esta nova perspectiva pelo CPC colocando a mediação dentro do ordenamento”, afirmou.
A ESA-MT ainda promove um curso de mediação para advogados com ênfase no novo CPC, que acontece no fim deste mês. Dynair observa que esta palestra realizada no dia 12 é esclarecedora sobre o tema, porém não é uma capacitação. “Esta palestra é preparatória para este curso, quando teremos uma carga horária maior”, disse.
Para Dynair, a mediação já estava sendo sistematizada no país há algum tempo, mas agora passa a ser uma realidade. “O advogado precisa saber como é este procedimento e estar por dentro disso, pois a mediação é um meio que pode resultar em um processo muito mais eficaz e efetivo para as partes”, defendeu.
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso