OABMT apresenta demandas de Subseções e firma compromisso com TJMT

18/03/2016 14:00 | Melhorias
Foto da Notícia: OABMT apresenta demandas de Subseções e firma compromisso com TJMT
    Presidentes de 16 Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OABMT) estiveram em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo Cunha e a corregedora, desembargadora Maria Erotides, nesta sexta-feira (18) para apresentar demandas relacionadas à estruturação das comarcas no Estado, como a necessidade de mais servidores e magistrados.

O diretor tesoureiro da OABMT, Helmut Flávio Preza Daltro explicou que as demandas apresentadas foram de cunho estrutural das comarcas, como ausência de servidores e juízes e a capacitação de servidores.

“A reunião foi muito proveitosa em que estivemos com basicamente mais da metade de presidentes de subseções e cada um conseguiu expor os seus problemas, as questões que são mais emergenciais e alguns compromissos foram firmados como demonstração de cronograma das obras naquelas comarcas onde estão sendo realizadas”, disse.

O presidente do TJMT, Paulo Cunha, considerou necessário o entrosamento entre o Poder Judiciário e a advocacia do Estado. “Estas reuniões são importantes porque estamos debatendo com aqueles que vivem os problemas juntamente conosco e partilhamos problemas e soluções. Devemos continuar e dar mais sequência nessas reuniões. Os compromissos existem, mas dependem da questão orçamentária e teremos que esperar e os que não dependem já daremos andamento. Mas todos os compromissos serão devidamente cumpridos”, afirmou o desembargador.

Corregedora do TJMT, a desembargadora Maria Erotides ressaltou que as Subseções apresentaram diversas reivindicações e que o Tribunal irá se empenhar em atender todas. “Todos pediram melhorias às Subseções, uma prestação jurisdicional que atenda verdadeiramente o reclamo das partes e esse é o nosso dever. Por exemplo, foi firmado compromisso com Guarantã do Norte que está com um acumulo de 12 mil processos e iremos realocar imediatamente mão de obra com um mutirão processual para reduzir a demanda e atender as partes como a lei determina”, destacou.

O presidente da 10ª Subseção em Tangará da Serra, Kleiton de Carvalho avaliou como propositiva a iniciativa da OAB em dialogar com o presidente do TJMT. “Cada comarca e subseção trouxe sua demanda para melhorias do serviço do advogado, do jurisdicionado e em contrapartida para a sociedade. Trouxemos demanda sobre infraestrutura sobre a ampliação do fórum de Tangará e tivemos compromisso firmado pelo presidente que a obra sairá e que também será dado encaminhamento na finalização da obra do fórum de Barra do Bugres”, ressaltou.

Helmut Daltro garantiu que a Ordem saiu satisfeita da reunião por conseguir dialogar mais uma vez com esta gestão do TJMT, em que as demandas foram acolhidas e com compromisso que serão realizadas pelo presidente e a corregedora.

Estiveram presentes na reunião, os presidentes das Subseções de Água Boa, Canarana, Comodoro, Campo Novo, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Diamantino, Várzea Grande, Sinop, Vila Rica, Primavera do Leste, Sorriso, Rondonópolis, Jaciara e Rondonópolis.

Assessoria de Imprensa OABMT
www.facebook.com.br/oabmt