Presidente da OAB/MT participa de abertura do Emed

19/05/2011 14:00 | Integração

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, participou da abertura do VIII Encontro Mato-grossense de Estudantes e Operadores do Direito (Emed), realizado nesta quarta-feira, no centro de convenções do Hotel Fazenda Mato Grosso. Em seu pronunciamento, destacou que a OAB/MT sempre apoiará os eventos que visam o aperfeiçoar os conhecimentos dos acadêmicos de direito.

“Nosso país e Estado precisam de novos profissionais que estejam capacitados para resolverem os problemas de injustiça que afligem a sociedade. Sem advogado não há justiça e eventos como esse vem a contribuir com a profissionalização de cada pessoa que pretende atuar na área do Direito”, disse o presidente da OAB/MT, que também parabenizou os acadêmicos presentes e os organizadores do evento.

O presidente da Escola Superior dos Advogados (ESA/MT), Ulisses Rabaneda, também esteve presente na abertura do VIII Emed. Na ocasião, ele ressaltou que o evento é de suma importância aos acadêmicos de Direito, uma vez que seus organizadores sempre buscam os melhores doutrinadores da atualidade para serem os palestrantes.

“Parabéns aos organizadores do encontro porque hoje em dia, com o ativismo judicial, precisamos estar atentos sobre os julgamentos dos tribunais de todo o país e eventos como esse são importantes para que os acadêmicos possam conhecer tudo o que há de mais atualizado na área do Direito”, alertou Ulisses Rabaneda. Ele ainda aconselhou os acadêmicos “a estudar cada vez mais, pois nenhum cliente contrata um advogado ‘meio bom’, todos querem os melhores”.

Após a abertura do evento, o palestrante Luiz Orione Neto abordou o tema A Reforma do Novo CPC em Matéria de Tutela de Urgência e Recursal. O constitucionalista Pedro Lenza, outro palestrante do encontro, não pode comparecer devido compromisso agendado de última hora no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta quinta-feira (19 de maio), o encontro prosseguirá com três palestras: a partir das 19h Carlos Roberto Gonçalves abordará o tema Direito Civil na Visão Constitucional; às 20h o doutrinador Fernando Capez falará sobre os Princípios Constitucionais do Direito Penal; e às 21h o palestrante será Bruno Miragem, que versará sobre o tema Concorrência, Regulação e Consumo: As reformas do Direito Brasileiro e as perspectivas de futuro. Às 22h estará aberta sessão de autógrafos.

Emed – O Encontro Mato-grossense de Estudantes e Operadores do Direito foi criado por um grupo de amigos que faziam parte do Centro Acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (Unic). Na época este mesmo grupo organizava as viagens dos estudantes de direito do Estado de Mato Grosso para os eventos realizados em outros estados.

Contudo, estas viagens tinham valores elevados, além de serem consideradas perigosas, pois eram realizados no litoral brasileiro. Assim, no ano de 2004, este mesmo grupo resolveu organizar um grande evento jurídico em Mato Grosso, aos moldes daqueles organizados em outros estados, eis que surgiu o I Emed.

Apesar das dificuldades, o primeiro encontro foi realizado com sucesso, o que permitiu a realização das edições seguintes. Passados oito anos, o Emed se tornou o maior encontro jurídico do Brasil, em número de participantes. No ano de 2010, além de estudantes de todo o estado de Mato Grosso, vieram também estudantes dos estados de Rondônia, Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, entre outros.

Com informações do site www.portalemed.com.br.

www.twitter.com/oabmt