Comissão da OAB/MT compõe Programa Justiça Comunitária

19/05/2011 16:00 | Cultura e Responsabilidade Social

A Comissão de Cultura e Responsabilidade Social (CCRS) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso é a mais nova integrante do conselho consultivo do Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça. O conselheiro que representará a OAB/MT no programa é o presidente da CCRS, João Paulo Moreschi, tendo como suplente o advogado Ricardo Andrade.

Segundo João Moreschi, o objetivo da comissão é divulgar ainda mais o programa junto à sociedade. “Nossa ideia, num primeiro momento, é disponibilizar nos sites das instituições parceiras do programa um link contendo informações sobre o Justiça Comunitária para que a sociedade possa conhecê-lo e apoiá-lo”, sugeriu. A sugestão da CCRS foi feita durante a primeira reunião do Conselho Consultivo do programa Justiça Comunitária.

Além disso, a CCRS tem a intenção de propor projetos de conscientização da população por meio de palestras e mutirões multitemáticos. “As comissões temáticas da OAB/MT terão papel fundamental na execução dos serviços que virão a ser prestados à sociedade mato-grossense, cada uma desempenhando a sua finalidade”, ressaltou.

A primeira reunião do conselho consultivo foi realizada na última sexta-feira (13 de maio), sob a coordenação da juíza Ana Cristina Silva Mendes. “Foi entusiasmante, pois todas as pessoas presentes demonstraram imenso interesse por esse nobre projeto social. É com esse espírito de união e de solidariedade que a OAB/MT se esforçará ao máximo em prol dessa parceria com o TJMT”, finalizou o João Moreschi.

Objetivos – Os objetivos do Programa Justiça Comunitária são promover a cidadania por intermédio do Poder Judiciário e das instituições parceiras; promover a pacificação social; favorecer a utilização da mediação como alternativa na solução de conflitos na própria comunidade; esclarecer a população, principalmente dos bairros mais populosos e carentes, sobre o papel da Justiça; capacitar agentes comunitários da própria comunidade para atuarem como mediadores na composição de conflitos; dentre outros.

Veja aqui outras informações referentes à Justiça Comunitária.

www.twitter.com/oabmt