Diretoria trata de curso técnico em serviços jurídicos com Secitec

02/03/2016 18:04 | Exercício ilegal
Foto da Notícia: Diretoria trata de curso técnico em serviços jurídicos com Secitec

Foto: Fotos da Terra

img

O presidente da OABMT, Leonardo Pio da Silva Campos, se reuniu com a secretária de estado de Ciência e Tecnologia (Secitec-MT), Luzia Helena Trovo, para tratar dos cursos técnicos em serviços jurídicos que estão gerando problemas para a sociedade.

Também estavam presentes os presidentes das Comissões de Ensino Jurídico, José Patrocínio Brito Junior; e de Estágio e Exame de Ordem, Hélio Udson Oliveira Ramos; a secretária-geral da Comissão de Direito Carcerário, Daniele Battistotti Braga; além da superintendente de Educação Profissional e Superior, Fátima Araújo Bargosa Possamae.

Leonardo Campos explicou que recebeu denúncias de que, a partir da formação no curso técnico, muitos alunos estão oferecendo serviços que seriam exclusivos da advocacia colocando em risco a defesa dos direitos dos cidadãos. “A grade, em tese, induz a prática do exercício ilegal da profissão. Tem gente orientando pessoas nos bairros em casos como de seguro DPVAT, nos juizados especiais, demandas trabalhistas e previdenciárias que não possuem obrigatoriedade de um advogado para entrar na justiça. Nossa preocupação é com os prejuízos que podem causar”, pontuou. img
img     José Patrocínio alertou que a norma que regulamenta o curso técnico exige estágio para o aluno se formar. “E as exigências são idênticas ao que é regulamentado pela lei 8.906, do Estatuto da Advocacia, para os estagiários em Direito”.
img     Fátima Possamae observou que a nomenclatura, cujo termo “serviços jurídicos” foi questionado pela OABMT, é também determinação do MEC e o objetivo do curso é oferecer suporte e apoio aos escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, cartórios, entre outros.
    A secretária Luzia Trovo explicou que o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura e está no catálogo dos cursos técnicos autorizados pelo Conselho Nacional de Educação. Ressaltou que o Conselho Estadual, diante dessa regulamentação, autorizou a abertura de cursos não apenas na cidade de Alta Floresta, mas, também para outras cidades do Estado, apontando que a demanda é grande. Porém, diante das informações levadas à Secitec-MT, a secretária convidou a OABMT a realizar palestras aos professores dos cursos técnicos para orientar acerca do tema. img

Leonardo Campos ressaltou que esse tema já está sendo tratado em nível nacional pelo Conselho Federal da OAB e alertou que estudará as medidas cabíveis.

Assessoria de Imprensa OABMT
www.facebook.com.br/oabmt