29/02/2016 14:40 | PJe Estadual
Foto da Notícia: Comissão de Direito Eletrônico reivindica treinamento e melhor estrutura de internet para o interior

Foto: Fotos da Terra

img

A crescente expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na justiça estadual fez com que o presidente da Comissão de Direito Eletrônico (Codel) da OABMT, Gonçalo Adão de Arruda Santos; o vice-presidente, Thalles do Valle Barbosa Anjos; o secretário-geral, Marcio Aurelio Antunes da Fonseca; e a conselheira estadual Paula Regina de Toledo Ribeiro visitassem o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça João Thiago Guerra. Os assuntos tratados foram treinamento destinado aos advogados e melhor estrutura de internet para as comarcas do interior.

Os advogados reivindicaram mais capacitações aos profissionais do direito e recebeu como resposta que o TJMT atenderá a OABMT da forma que desejar. O juiz informou que fará o possível para que a equipe de tecnologia da informação treine os advogados quantas vezes forem necessárias, mas ressaltou que é imprescindível que haja interesse por parte de cada profissional.

Com vistas a aumentar a participação dos advogados nos treinamentos, o presidente da Codel, Gonçalo Santos, garantiu que atuará junto à classe para que todos se inscrevam nas próximas turmas. Ele destacou que o PJe é um caminho sem volta e que os advogados precisam se qualificar para conseguirem desempenhar seus trabalhos.

Quanto ao sinal de internet no interior do Estado, o presidente da Comissão de Direito Eletrônico da Seccional questionou se o Judiciário tem algum plano para melhorar a estrutura de cada comarca e possibilitar que advogados, magistrados e servidores tenham reais condições de utilizarem a ferramenta. “Todos sabem que os sinais de internet em diversas cidades são péssimos e isso dificultará o peticionamento no PJe. Nossa preocupação é grande quanto a esse assunto”, resumiu Gonçalo Santos.

O juiz auxiliar da presidência informou que muitas situações estão sendo discutidas dentro do TJMT, mas que o problema deve ser resolvido pelas empresas de telefonia. “Já nos reunimos com a empresa Oi e cobramos melhorias nos serviços por ela prestados. Nossa vontade é criar um projeto para que todas as unidades judiciárias contem com mecanismo de acesso à internet (via wi-fi), com senha, que permita aos advogados com dificuldades de trabalhar em casa ou no escritório a peticionarem no fórum”.

Outro ponto debatido versou sobre o suporte técnico oferecido pelo TJMT. Os advogados informaram que algumas situações envolvendo o PJe estadual não foram resolvidas pelo setor. Por sua vez, o magistrado reconheceu que a estrutura de suporte não está completa, mas antecipou que já está trabalhando para melhorar o atendimento.

Assessoria de Imprensa OABMT
www.facebook.com.br/oabmt