PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OABMT recebe visita de professores do curso de Direito da Unemat

03/02/2016 18:17 | Campus de Cáceres
Foto da Notícia: OABMT recebe visita de professores do curso de Direito da Unemat

Foto: Fotos da Terra

img
    A diretoria da OABMT recebeu nesta terça-feira (2 de fevereiro) a  visita institucional de representantes da Faculdade de Direito do Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso de Cáceres. Esse curso da Unemat foi um dos únicos do Estado a receber o selo OAB Recomenda em 2016. Também obteve o reconhecimento o curso de Direito da UFMT de Cuiabá.  
 
img
    O presidente da Seccional, Leonardo Pio da Silva Campos, elogiou os professores pela conquista e ressaltou o compromisso de trazer o debate acerca da melhoria dos cursos de Direito para dentro da Ordem por meio das Comissões de Ensino Jurídico, de Estágio e Exame de Ordem, do Advogado Professor, em conjunto com a Escola Superior de Advocacia (ESAMT). “Temos um compromisso com o mundo acadêmico. A OABMT está indo ao encontro desse público para levar conhecimento aos advogados, estagiários e acadêmicos. Esse selo de qualidade transcende os campi da Unemat e queremos que os professores e alunos tenham participação efetiva nos debates de temas atuais, como o novo CPC, que traz uma nova cultura jurídica para o país”, pontuou. 
 
 
    Estavam presentes na reunião o diretor tesoureiro da OABMT, Helmut Flávio Preza Daltro; o presidente da ESAMT, Marco Lorga; o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Luiz da Penha Correa; o presidente da Comissão de Ensino Jurídico, José Patrocínio Brito Junior; membros de outras comissões temáticas, conselheiros estaduais; a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT) da Subseção de Cáceres, Cibeli Simões dos Santos; o deputado estadual Adriano Silva, que é advogado, professor e foi reitor da Unemat; a pró-reitora de Graduação da Unemat, professora Vera Lúcia da Rocha Maquea; e professores. 
 
    José Patrocínio ressaltou que o curso de Direito da Unemat de Cáceres foi criado depois de muitas faculdades privadas e já alcançou um alto nível de qualidade e eficiência para receber o selo da OAB. “Não é fácil ter o selo. Tem que observar, além dos critérios do Enade, outras situações; tem que ter um percentual e peso em várias iniciativas. Os professores devem ter planos de cargos e salários, as bibliotecas devem ser bem estruturadas e outros. Vamos fazer um trabalho de fiscalização nesse sentido para cobrar de outras faculdades as melhorias necessárias”, sublinhou. img
 
img     Já Marco Lorga colocou a ESAMT à disposição para atuar em parceria com a Universidade do Estado e relatou que este ano haverá inúmeros cursos para atualização. O presidente da Escola afirmou que o conselho curador está sendo formado por professores advogados, que serão também um canal para debater as dificuldades enfrentadas pelos alunos. “A palavra de Ordem agora é qualidade; e o que vocês da Unemat estão fazendo com excelência é se preocupar em qualificar os professores. Estamos lutando para que a iniciativa privada, que tem mais recursos, promova a qualificação. Aí está a importância da chancela da OAB. Educação não se pega na prateleira, não é só o direito positivo que estamos ensinando aos nossos alunos, são outros valores como ética, moral, honestidade”, consignou.
 
    O deputado Adriano Silva contou que a parceria com a OAB de Cáceres foi crucial para o Curso de Direito quando ainda era coordenador. “Na Semana Jurídica propusemos uma parceria com a Subseção e tivemos muitos frutos. Acredito que possamos renovar nossas relações. Vamos presidir a comissão que vai fazer o estudo da reforma da Constituição do Estado de Mato Grosso e do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e convidamos a OAB a participar dos debates, assim como a Unemat”, acrescentou. img
 
   A pró-reitora da Unemat defendeu a necessidade de ter profissionais bem preparados, daí a importância de se investir na formação dos professores. Vera Lúcia ponderou que tem avançado com a elaboração de propostas junto ao Governo do Estado e que o reconhecimento nacional da OAB gerou uma demanda maior por novos cursos. Porém, argumentou a necessidade de ter avaliar melhor as condições. 
 
img     “Nesse sentido, precisamos trabalhar junto com a OAB. O selo melhora a qualidade de nosso curso também porque se torna mais concorrido e atrai alunos melhor preparados. Temos avançado junto a Secitece (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior), mas o Enade não será o único critério, vamos considerar o corpo docente qualificado, fazer estudos das diversidades de cada região, entre outros aspectos”. 
 
    Durante a reunião também foi realizada a entrega de certidões a dois novos advogados e um estagiário.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp