Atuação da OABMT contra a corrupção é destacada em evento no Palácio Paiaguás

09/12/2015 16:46 | Presença
Foto da Notícia: Atuação da OABMT contra a corrupção é destacada em evento no Palácio Paiaguás

Foto: Fotos da Terra

O presidente da OABMT, Maurício Aude, participou na manhã desta quarta-feira (9 de dezembro) da abertura da “Semana de Mobilização contra a Corrupção”, ocorrida no Salão Nobre Cloves Vettorato do Palácio Paiaguás. Na oportunidade, o advogado registrou a atuação efetiva em diversas ações voltadas ao combate à corrupção no Estado. O presidente da Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção da Seccional, Ivo Matias, e os integrantes Evandro Cesar A. dos Santos e Matheus Lourenço da Cunha também marcaram presença.

img

Maurício Aude fez questão de lembrar que a Ordem impetrou mandados de segurança m relação às obras da copa, nomeação de conselheira para o Tribunal de Contas do Estado (TCEMT), escândalos envolvendo a Assembleia Legislativa com deputados recebendo verbas indenizatórias sem prestar contas à sociedade, dentre outras. “É fundamental destacar que nos 82 anos de existência da OABMT, oito advogados foram excluídos na nossa gestão (2013-2015). Não traz prazer dizer isso, mas temos o dever de prestar contas ao cidadão. Além de nós, temos um Judiciário que recuperou a imagem que sangrou com casos de corrupção envolvendo magistrados. Estamos avançando e fico feliz pelo Governo de Mato Grosso ter convidado a Ordem para ser parceira deste evento, o que demonstra que estamos colhendo os frutos do nosso trabalho”.

O presidente da OABMT enalteceu a importância da contribuição da Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção nos trabalhos realizados pela Seccional. “Todos os membros da comissão estão de parabéns, pois fizeram um grande trabalho. Acompanharam, por exemplo, as fiscalizações em diversas obras da Copa, cobraram em todos os órgãos públicos a implantação da Lei de Transparência, foram às ruas nas manifestações populares. Fica aqui o reconhecimento da diretoria aos integrantes pelo tempo e dedicação à comissão”.

Pesquisa

Durante a solenidade de abertura, Maurício Aude citou pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre o impacto da corrupção no Brasil. Conforme o estudo, os desvios com a corrupção fazem com que 16 milhões alunos deixem de frequentar as escolas; provocam déficit de 327 mil leitos de internação; deixa de fornecer habitação para cerca de três milhões de famílias; e construiria 184 portos e 277 aeroportos.

img
    “Poderíamos ter um país que conferisse mais cidadania, educação, saúde e qualidade de vida ao ser humano. Nesses três anos frente à OABMT, dois terços discutimos o estrago que a corrupção provoca o um terço restante tenho a satisfação de debater seu combate, por meio desse evento. A OABMT tem orgulho de ser parceira e reconhece que o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção não tem medido esforços para realmente transformar nosso Estado”, concluiu Maurício Aude.

No período da tarde, o secretário-geral da OABMT, Ulisses Rabaneda dos Santos, também participou da programação da “Semana de Mobilização contra a Corrupção” debatendo sobre a delação premiada.  img

Fotos: Fotos da Terra

www.facebook.com.br/oabmt