10/11/2015 16:14 | Reconhecimento
Foto da Notícia: Presidente da OABMT e ex-conselheiro recebem homenagem em solenidade de 85 anos da OAB nacional

Foto: Eugênio Novaes - Conselho Federal da OAB

img     O presidente da OABMT, Maurício Aude, recebeu nesta segunda-feira (9 de novembro) o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro pelos 85 anos da fundação da Ordem dos Advogados do Brasil,  criada em 18 de novembro de 1930. "Recebo essa homenagem como o reconhecimento da importância da advocacia de Mato Grosso à história da OAB e a divido com todos e todas que colaboraram, nesses 85 anos, com o engrandecimento da instituição, a edificando forte, corajosa, destemida e independente", destacou.
    O advogado de Mato Grosso, Elarmin Miranda que era conselheiro federal à época da primeira sede própria do Conselho Federal também recebeu a homenagem. A cerimônia desta segunda marcou também o lançamento oficial do Novo Código de Ética e Disciplina da OAB, aprovado recentemente e que traz diversas novidades para a classe. img

Na sessão plenária foram lançados os selos e carimbos comemorativos, além da entrega de Troféus Mérito da Advocacia Raymundo Faoro a autoridades como o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, presidentes de Seccionais e outras personalidades; placas comemorativas a profissionais que tenham se destacado nestes 85 anos, a membros da primeira formação do Conselho Federal em Brasília, aos advogados idosos e jovens.

Foram lembradas as principais conquistas da OAB nos últimos anos, tais como a inclusão da advocacia no Simples Nacional e o Novo CPC, além de avanços para a sociedade, como a proibição pelo STF do investimento de empresas privadas em campanhas eleitorais e a proibição dos calotes. Foram oficialmente lançados os anais da XXII Conferência Nacional dos Advogados (2014). Para assistir ao documentário, clique neste link.

Um pouco de história

Voz constitucional do cidadão, a OAB foi criada em 18 de novembro de 1930 e é parte da trajetória democrática da nação, atuando há mais de oito décadas pelo fortalecimento de nossa República. A entidade é responsável, por exemplo, pela Lei Anticorrupção, que permite a punição de empresas que ofereçam vantagem indevida a agente público, fraudem licitações e financiem atos ilícitos. Da mesma forma, iniciou o processo pela Emenda Constitucional 76, que acabou com o voto secreto em processos de cassações de parlamentares. As prerrogativas profissionais dos advogados, a melhoria das condições de trabalho e a valorização da classe com reflexos nos anseios do cidadão são bandeiras da instituição. “Somos um só Brasil e uma só OAB. Temos muito o que comemorar nestes 85 anos de atuação corajosa em defesa da advocacia e dos cidadãos. A OAB é de todos,” , afirmou o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Para conhecer mais sobre a história do Conselho Federal da OAB, acesse a página especial no site da entidade, que traz toda a trajetória da advocacia brasileira e sua representatividade.

(Com informações e fotos do Conselho Federal da OAB)
www.facebook.com.br/oabmt