Desde quinta-feira (15 de outubro) a sede da OABMT passou a ficar iluminada com a cor rosa como parte da Campanha Outubro Rosa. A presidente da Comissão de Direito da Mulher da OABMT, Juliana Nogueira, lembra que “todos os anos a Seccional vem aderindo a esse gesto simbólico, essa forma de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama”.
|
|
A iluminação de prédios públicos e particulares visa alertar para a necessidade das mulheres buscarem informações e se consultarem para o controle do tipo de câncer que mais causa a morte de mulheres no Brasil e no mundo. Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos casos. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal. É importante que observem suas mamas (seja no banho, na troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Confira
aqui as ações já previstas pelo MT Mamma em Cuiabá.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso