Dezenas de advogados e advogadas participaram na manhã desta quinta-feira (15 de outubro) da abertura do “Curso de Recuperação Judicial – Aspectos Teóricos e Práticos”, realizado na sede da Escola Superior de Advocacia (ESAMT). A capacitação termina nesta sexta (16) e hoje o palestrante foi o professor Geraldo Fonseca de Barros Neto. Amanhã o palestrante será Paulo Nasser.
|
|
Geraldo Neto fez breve explanação sobre o tema, destacando os fundamentos, objeto da lei, sujeitos, juízo, e administrador judicial. Em síntese, ele destacou que crise não é sinônimo de fraude; empresa não se confunde com empresário; importância da participação dos credores; necessidade de medidas urgentes e planejamento sobre o tema.
“O primeiro que sofre com as consequências da recuperação judicial é o trabalhador, pois se ele tinha pretensão de ocupar um cargo mais alto, esse plano vai por água abaixo. Os fornecedores também são afetados. Na verdade, toda a sociedade é afetada numa cadeia exponencial. Costumo dizer que a empresa doente é como um paciente doente, isto é, precisa de cuidados. O empresário que vive regrado a mordomias, sem se atentar às mudanças do mercado, está fadado à falência”, resumiu.
|
|
O secretário-adjunto da ESAMT, Welder Queiroz dos Santos, agradeceu Geraldo Neto pela disponibilidade em proferir a palestra e a participação dos profissionais presentes. “Espero que todos possam absorver o máximo de informação possível e levem consigo no dia a dia da profissão, ainda mais no atual momento de crise que nosso país enfrenta”.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso