PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Sistema de videoconferência facilita sustentação oral de advogados do interior

21/09/2015 13:59 | Tecnologia
    A implantação do sistema de videoconferência para sustentação oral por parte do TRT de Mato Grosso tem facilitado a atuação de advogados do interior do estado que possuem processos tramitando no Tribunal. Nesta terça-feira (15), a ferramenta foi utilizada pela advogada Carla Braz, de Diamantino, que precisava fazer a defesa de seu cliente durante a sessão de julgamento da 1ª Turma.
 
    Com o auxílio da tecnologia, a profissional não precisou se deslocar os cerca de 200km até Cuiabá para poder se manifestar, fazendo todo o procedimento diretamente da sala de audiência da Vara do Trabalho de Diamantino. “A imagem é muito boa, o áudio é ótimo”, disse a advogada. É como se eu estivesse no Tribunal. O único inconveniente é não ver todos os desembargadores”, complementou.
 
    Carla Braz destacou a comodidade de não precisar se deslocar à Capital, o que resultaria na perda do dia de trabalho. Pontuou também que não ter que pegar a estrada traz mais tranquilidade, não só pelos perigos, mas também pela possibilidade de eventuais dificuldades que possam prejudicar o seu comparecimento à Corte. “Toda vez que precisar, farei a sustentação oral pelo sistema de videoconferência”, finalizou ela.
 
    A realização de sua fala durante a sessão de julgamento da 1ª Turma, todavia, acabou prejudicada, já que o relator do processo no qual ela atua não chegou a analisar o mérito do ponto a que ela iria abordar. Em seu voto, o desembargador Osmair Couto decidiu pelo retorno dos autos à Vara do Trabalho para produção de prova testemunhal. Assim, a advogada declinou de sua sustentação.
 
Redução de custos
 
    Os equipamentos de videoconferência foram adquiridos pelo TRT de Mato Grosso para serem usados não só no processo de sustentação oral, mas para facilitar a comunicação com as suas unidades do interior. A ferramenta é hoje empregada na realização de reuniões com as varas do trabalho, bem como pela Escola Judicial do Tribunal quando da promoção de cursos e capacitações.
 
    Segundo o presidente do TRT/MT, desembargador Edson Bueno, a ferramenta era um sonho da instituição e sua implantação significa, efetivamente, o cumprimento da missão e visão do Tribunal. Além disso, ele destaca que o mecanismo gera também uma redução de custos com gastos decorrentes de diárias de servidores e magistrados, possibilitando economia de recursos e a possibilidade fazer “mais com menos”.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp