OAB/Sorriso será parceira em Fórum para debater sustentabilidade com mulheres

11/09/2015 16:19 | 13 de Novembro
    Palestras, oficinas e exposição de produtos feitos de materiais recicláveis farão parte da programação deste ano do “V Fórum Construindo um Futuro Melhor”, promovido pelo Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT) com apoio da Subseção da OAB de Sorriso, representada pela advogada Isamara Andrade, e como parte do projeto OABMT Mulher. A expectativa é reunir cerca de 180 mulheres do campo e da cidade, de toda a região.

O tema deste ano é “A Mulher e o Desafio da Sustentabilidade”. Uma das palestras, ministrada pelo consultor do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) Luiz Assad, vai falar sobre as "Boas Práticas nas Relações Campo-Cidade". Nas oficinas "a ideia é envolver entidades do município como a Mãezinha do Céu, o Cantinho da Arte, o CAPS (Centro de Referência Psico Social) e mostrar para as mulheres que materiais simples como pallets e garrafas pets, podem ser transformados em peças exclusivas, personalizadas e de alto valor agregado”, afirmou Cynthia Moleta Cominesi, diretora de Sustentabilidade do CAT.

O evento é voltado a mulheres, em especial aquelas que participam ativamente de entidades representativas, direta ou indiretamente em pequenas e grandes propriedades rurais. Desde que começou, há cinco anos, o Fórum tem despertado a importância da figura feminina no processo de implantação de práticas sustentáveis. É o caso, da chacareira Salete Terezinha Pichinhaki que participa do Fórum desde o início. “Quero que outras mulheres participem do evento para que ele mude a vida delas, como mudou a minha. Hoje eu participo dos assuntos do dia da propriedade, venho para a feira toda a semana. Até o lado emocional e financeiro mudou com as lições que aprendi nas palestras”, comemorou.

Outro exemplo vem do Assentamento Poranga. Lúcia Regina Kissler também é feirante. Vende caldo de cana há nove anos. Ela destaca o crescimento do Fórum e os benefícios que trouxe para a vida pessoal. “As palestras me fizeram ver que eu poderia fazer a diferença na minha propriedade e no meio em que vivo. Hoje faço parte da Associação das Mulheres, do Sindicato Rural e sou realizada com o meu trabalho”, afirmou.

Quando

O V Fórum Construindo um Futuro Melhor, está marcado para o dia 13 de novembro no Centro de eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol.

Os interessados podem entrar em contato com o CAT pelo fone (66) 3544-3379 ou pelo e-mail catsorriso2@catsorriso.com.br

Parceiros e apoiadores:

O evento conta com a parceria do Sindicato Rural de Sorriso, Prefeitura Municipal de Sorriso, Empaer-MT, OAB/MT Mulher e OAB/MT Subseção  Sorriso, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e  SEBRAE-MT e, conta com o apoio da WWF Brasil, Solidariedad, IDH e BEL. Esta é mais uma ação do Projeto Gente que Produz e Preserva.

www.facebook.com.br/oabmt