Comissões convidam para debate sobre a participação feminina na política

19/08/2015 18:00 | Dia 25
Foto da Notícia: Comissões convidam para debate sobre a participação feminina na política

No próximo dia 25 de agosto (terça-feira) será realizado um evento para debater “A participação feminina na política e em outros segmentos”, às 19h, no auditório da OABMT. A Comissão de Direito Eleitoral e Comissão de Direito da Mulher convidam advogados, advogadas, profissionais de outras áreas, estagiários e acadêmicos a participarem.

O debate tem o apoio da Seccional, da Escola Superior de Advocacia (ESAMT), Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT) e Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat). As inscrições podem ser feitas no site da Ordem, no link “ESAMT – Área do Aluno”, mediante a doação de uma lata de leite em pó a ser entregue na data.

As presidentes das mesas serão a desembargadora do Tribunal de Justiça, Maria Helena Povoas, e a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho. O evento terá como debatedoras a presidente da Comissão de Direito da Mulher, Juliana Nogueira; a deputada estadual Janaina Riva; a vereadora Lueci Ramos; a presidente do Conselho Estadual do Direito da Mulher, defensora pública Rosana Leite Antunes de Barros; a juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes; a ex-superintendente de políticas para mulheres em Mato Grosso, Ana Emília Brasil; a assessora técnica da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Alana Armeliato, e a presidente da Abrat, Silvia Burmeister.

Lançamento

Durante a roda de debates, haverá o lançamento da campanha “Movimento + mulheres na OAB” com a vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira. A secretária-geral da Subseção de Várzea Grande e membro da Comissão de Direito da Mulher, Alexandra Nogueira, explica que essa campanha é um movimento nacional, lançado na 1ª Conferência Nacional da Mulher Advogada (março/2015, Maceió-AL), para estimular que "Advogadas, sejam protagonistas da OAB", "conforme conclamou o próprio presidente Marcus Vinícius na abertura da conferência. O objetivo é trazer a representação feminina para o protagonismo da entidade e isso deve repercutir em todos os estados, por isso vamos realizar o lançamento em Mato Grosso no evento do dia 25".

Em relação à OAB, recentemente houve decisão do Conselho Federal para que, na composição das chapas que disputarão a direção da Ordem neste ano, seja obrigatória a cota de 30% de mulheres advogadas. Isso ocorre a exemplo da Lei 12.034/2010, que obrigou os partidos a preencherem o mesmo percentual de candidaturas femininas.

Mais informações sobre o evento com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OABMT, Jackson Coutinho (8125-3889) ou a secretária das Comissões Temáticas, Carolinne (3613-0927).

www.facebook.com.br/oabmt