|
A OABMT recebeu ofício da Diretoria do Foro de Cuiabá para alertar aos advogados e advogadas de todo o Estado que tiverem emails do domínio “Hotmail” cadastrados no âmbito do Poder Judiciário a trocarem por outros endereços eletrônicos diante do risco de “não receberem as notificações de movimentação nos processos”. |
O documento ressaltou que o Tribunal de Justiça sofreu ataques de “phishing” que é uma forma de fraude eletrônica caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos, senhas e outros. Assim, os email do TJMT foram inseridos em “blacklist” (lista negra) e alguns serviços de email não estão sendo aceitos. “O Departamento de Conectividade do Tribunal de Justiça tem tentado o desbloqueio e já logrou êxito em algumas, mais especificamente com o Hotmail ainda não foi liberado”, explicou.
Assim, a Diretoria do Foro da Comarca de Cuiabá solicitou que a Ordem instrua os profissionais da advocacia a trocarem os emails. O presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OABMT, Eduardo Manzeppi, explicou que realmente “este é um problema que está sem solução pelo Tribunal quanto aos emails hotmail. É verídica a informação de que a tratativa com a empresa Hotmail é difícil para liberação do domínio do TJMT da blacklist”.
O advogado orientou que os advogados e advogadas façam uso de ferramentas de email gratuitos do mercado, como gmail e outras e procurem o quanto antes o Poder Judiciário para fazer a alteração em seu cadastro para evitar possíveis problemas.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso