OABMT e TJMT vão capacitar advogados e advogadas para atuar no PJe

01/07/2015 14:59 | Atenção
    Nos próximos dois anos, advogados e advogadas de todo o Estado receberão treinamento para manuseio do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A capacitação é resultado de uma parceria firmada entre a OAB/MT e o Tribunal de Justiça (TJMT) e vai atender 30 municípios mato-grossenses. O treinamento será realizado no Fórum ou na subseção local de cada localidade. O presidente da Comissão de Direito Eletrônico da Ordem, Eduardo Manzeppi, está acompanhando os trabalhos. Os cursos já foram ministrados nas cidades de Poconé, Cáceres, Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda. Nesta quarta-feira (1º de julho), está em Comodoro.

Para Eduardo Manzeppi, as capacitações são fundamentais para a implantação eficaz do sistema. “É um projeto que foi concebido em conjunto e procuramos abranger todas as localidades onde temos subseções da OAB no interior. Nas subseções maiores, vamos passar mais de uma vez. Embora o Ensino à Distância seja muito interessante, pedimos ao Tribunal que a primeira etapa de treinamento fosse presencial para que os advogados pudessem tirar suas dúvidas instantaneamente”, pontuou. Ele avisa aos colegas que as inscrições podem ser feitas no site da OABMT, mas quem não conseguir pode se inscrever na hora.

Conforme o diretor do Departamento de Sistemas e Aplicações do TJMT, Gustavo Piccin, as capacitações serão realizadas em ciclos quinzenais na Capital e no interior. “Em Cuiabá nós elaboramos uma estratégia de capacitação prática, onde os advogados vão ter a oportunidade de usar o PJe em laboratório junto com os nossos instrutores. Já no interior serão realizadas palestras de apresentação do sistema e as dúvidas serão solucionadas. Em breve também vamos oferecer a capacitação em Ensino à Distância (EAD) aos advogados do interior”, afirmou.

De acordo com Edilene Pereira Araújo, instrutora responsável pelos treinamentos, o processo de preparação dos profissionais da Justiça objetiva garantir a operacionalização total do PJe até 2017. E para isso dez profissionais foram treinados exclusivamente para realizar as capacitações. Em Mato Grosso, o PJe tem aproximadamente 10 mil processos em trâmite e já está implantado em 24 varas. O sistema foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é utilizado para gerenciamento de toda a tramitação dos processos, desde a proposição da ação até a sentença e arquivamento.

Confira abaixo as datas das próximas capacitações.

Cuiabá
06 e 20 de julho; 03, 17 e 31 de agosto; 14 e 28 de setembro; 13 e 26 de outubro; 10 e 24 de novembro
Diamantino 13 de julho
Juara 05 de outubro