06/05/2015 13:58 | Brasília
Foto da Notícia: Representante dos advogados, Luciana Lóssio é reconduzida ao cargo de ministra do TSE
    Representante dos advogados na magistratura, a jurista Luciana Lóssio, de Brasília, foi reconduzida pela presidente da República, Dilma Roussef, ao cargo de ministra efetiva do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Será seu segundo mandato na mais alta corte eleitoral do país. Nesse novo biênio, Lóssio irá atuar também nas eleições municipais do ano que vem. Ela é a primeira mulher a ocupar uma cadeira destinada à advocacia.

Lóssio já exerceu o cargo de ministra efetiva, no TSE, entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2015. Reconduzida, vai ocupar uma das duas vagas reservadas à advocacia. O pleno do TSE é composto por sete ministros titulares, sendo três magistrados do STF (Supremo Tribunal Federal), dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois representantes da classe dos juristas. “É uma grande honra ser reconduzida ao TSE, por indicação do Supremo Tribunal Federal, para representar os Advogados, servir à Justiça Eleitoral brasileira e contribuir, com coragem e independência, para o aprimoramento da democracia e do prestígio ao voto popular”, declarou ao ser informada da recondução.

Em seu primeiro biênio no TSE, a ministra foi relatora de casos de grande repercussão, como a legalidade da candidatura do deputado federal Paulo Maluf, e ainda do novo Regimento Interno do TSE. Lóssio é representante do CNJ no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e membro efetivo do IAB (Instituto dos Advogados do Brasil). No ano passado, por sua atuação como ministra, foi agraciada com o Troféu Don Quixote, conferido a personalidades que, no decorrer do ano, se destacaram na defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos da cidadania.

www.facebook.com.br/oabmt