O advogado e coordenador de comunicação do projeto OABMT Mulher, Mário Olímpio Filho, participou do Seminário “Políticas de Ações Afirmativas: Desafios das Mulheres no mercado de Trabalho no Século XXI”, que integra o V Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho. O evento é realizado nesta quarta e quinta-feira (15 e 16 de abril) em Cuiabá e é coordenado pela Eletrobras Eletronorte.
|
|
A vice-presidente da OABMT e coordenadora do Comitê Gestor do projeto OABMT 80 anos, Cláudia Aquino de Oliveira, ressaltou que a Seccional teve assento como forma de reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo no Estado por meio do OABMT Mulher. “A participação nesse encontro regional é para nós uma honra, já que é voltado especificamente para empresas e órgãos públicos e está em consonância com o nosso projeto que vem debatendo igualdade de gênero. Estamos estreitando relações para fechar um termo de compromisso com a ONU Mulher ES atendendo, inclusive, a Carta de Diamantino e um pedido do presidente da Subseção Gildo Capeleto”, explicou.
|
A abertura contou com palestra magna proferida pela ex-ministra da Secretaria de Políticas para a Igualdade Racial, Luiza Bairros. Entre os painelistas estavam a coordenadora de Estudos e Desenvolvimento do DIEESE; Ângela Maria Schwengber, a secretária Nacional de Mulheres da CUT, Rosane Silva; a coordenadora de Extensão da UFMT, professora Vera Lúcia Bertoline (que ministrará palestra na OABMT no Curso de Gênero); a assessora técnica da Câmara Federal, Eneida Vinhaes Bello Dultra; o vice-presidente Jurídico dos Correios, Cleucio Santos Nunes; a secretária-adjunta da Secretaria de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica/ SPM, Neusa Tito; e a consultora da ONU Mulheres, Adriana Carvalho.
|
“Além de nos fazermos presentes num evento nacional, com as maiores empresas públicas do Brasil, percebemos que as políticas afirmativas empreendidas pela OABMT, por meio do OABMT Mulher, estão alinhadas com o pensamento nacional e global sobre o tema ‘equidade de gênero’. Esse evento foi uma oportunidade de travarmos contatos e ampliarmos as parcerias e com isto melhorarmos a posição da mulher na advocacia”, sublinhou Mário Olímpio. A representante da ONU Mulheres, Adriana Carvalho, disse que conhece o projeto da Seccional e se colocou a disposição para avançar nos programas e alinhamentos.
O seminário tem como foco debater políticas de ações afirmativas como uma das estratégias possíveis para a superação das desigualdades de gênero nos ambientes e relações de trabalho. Essas discussões serão aprofundadas em painéis que tratarão dos avanços e limites que se impõem à participação equitativa das mulheres no mercado de trabalho, um panorama dos ganhos já obtidos no âmbito das negociações coletivas e as perspectivas em termos de legislações e mecanismos amplos de negociação na direção da superação das desigualdades e das discriminações de gênero.
O Ciclo de Encontros Regionais teve início em dezembro de 2008, por ocasião dos 60 anos de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na época, seis empresas – Banco do Brasil, Caixa, Eletrobras Eletronorte, Embrapa, Petrobras e Serpro – registraram em uma carta compromisso o reconhecimento de que a participação e valorização das mulheres no mercado de trabalho e a decisão de contribuir para a efetivação de um ambiente corporativo livre de qualquer forma de discriminação, contribuiu para que as empresas fossem cada vez mais inclusivas, estratégicas e competitivas. Nos anos seguintes, 2010 e 2012, as empresas – CPRM - Serviço Geológico do Brasil, Itaipu Binacional e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passaram a fazer parte desse compromisso. (Com informações da UFMT)
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso