Começa nesta segunda-feira (13 de abril), às 19h, o curso “História da Arte” com a crítica de arte e animadora cultural Aline Figueiredo. O evento será na sede da Ordem e aberto a toda advocacia e sociedade. Contudo, é necessário fazer inscrição clicando
aqui. Ao finalizar o cadastro, é preciso validar o e-mail enviado e realizar novamente o procedimento.
O curso faz parte das homenagens às mulheres mato-grossenses na programação do Março Mulher e também integra o OABMT 80 Anos por meio do projeto “Arte na Ordem”.
Hoje, a expositora Aline Figueiredo falará da Pré-História ao Gótico: “A Pré-História (do paleolítico superior ao neolítico: a primeira grande renovação estilística); a proto-história e o aparecimento da escrita; antiguidade com noções de arte egípcia, grega, romana, primitiva cristã; arte medieval com noções de arte românica, bizantina e gótica”.
No sábado, último dia do evento, a aula será das 10h às 12h. Mais detalhes nos telefones (65) 3613-0956/0957.
Confira abaixo a programação dos outros dias e o currículo da palestrante:
2ª Aula
O Renascimento e os desdobramentos do Classicismo: Do século XV a meados do século XIX, abrangendo noções sobre: O Pré-renascimento, o Renascimento, o Maneirismo, Academismo, Barroco, Rococó, Iluminismo e o Neoclassicismo.
3ª Aula
O século XIX: A Revolução permanente em busca de novos padrões: Revolução Industrial. Noções sobre: O Romantismo, Realismo, a Fotografia, o Início da Pintura Moderna (Impressionismo e Reação ao impressionismo) e arte Noveau.
A Arte Moderna e seus desdobramentos experimentais: Na primeira metade do século XX: Expressionismo, Fovismo, Cubismo, as tendências abstratas Formais e Informais; a Bauhaus, o Dadaísmo, Surrealismo, e o Pós-guerra.
4ª Aula
Arte Contemporânea e seus desdobramentos experimentais na segunda metade do século XX: O Informalismo; Happening, arte Cinética, Op-art, Pop Art, Novo Realismo, Fluxus, Hard-Edge, Vídeo-Arte, Figuração Narrativa, Minimal Arte, Múltiplos, Arte Conceitual, Hiper-Realismo, Arte Povera, Body-art, Suporte-Superfície, Arte Postal, Graffitti, Transvanguarda, Neoexpressionismo.
Panorama da Arte Contemporânea: Tendências verificadas nas grandes mostras internacionais, a exemplo das Bienais de São Paulo e Veneza e da Documenta de Kassel.
5ª Aula
Panorama da Arte Brasileira: Com noções Históricas da Arte Brasileira, desde o século XVII, passando pelo Barroco litorâneo e o Barroco mineiro; Missão Artística Francesa e o Academismo, a Semana da Arte Moderna, o Modernismo, os Salões Nacionais, as Bienais de São Paulo e as tendências atuais.
6ª Aula
Panorama da Arte Mato-Grossense: Abrangendo noções sobre o aparecimento da arte mato-grossense na cena brasileira, a força da pintura cabocla; os principais artistas mato-grossenses ao longo de mais de quarenta anos de descentralização da arte brasileira.
Aline Figueiredo é uma das mais importantes intelectuais mato-grossenses, autora de seis livros, premiada nacionalmente e protagonista do mais importante projeto de cultura popular já desenvolvido em Mato Grosso, junto com a Universidade Federal de Mato Grosso, qual seja a fundação do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT.
Realizou a Primeira Exposição de Pinturas dos Artistas Mato-grossenses (1966) em Campo Grande (MS), ali fundou e dirigiu a Associação Mato-grossense de Artes (AMA, 1967/1972) e assina coluna de Artes Plásticas no Diário da Serra (1969). Em 1971, conclui o curso de Direito pela Federação Universitária Católica de Mato Grosso. Transfere-se para Cuiabá, ingressando em fevereiro de 1973, no quadro técnico da UFMT, e, junto a Humberto Espíndola, elabora projeto para a criação do Museu de Arte e de Cultura Popular (1974). Nesse Museu, além da Divisão de Artes Visuais, exerceu o gerenciamento até 1982, e, desde 1985 exerce as funções de supervisora. Participando da implantação da Fundação Cultural de Mato Grosso, e, entre 1976/79, atuando na assessoria de artes plásticas, cria e desenvolve o Ateliê Livre, o Salão Jovem Arte Mato-grossense e a Pinacoteca Estadual. Participou de Comissões Organizadoras de diversas exposições coletivas e integrou júris de diversos salões nacionais de arte plásticas. Entre 1985/86 prestou assessoria, “ad hoc” na área de artes plásticas, ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), em Brasília. Desde 1970, vem ministrando curso de História da Arte.
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