Você já foi vítima de algum tipo de discriminação ou presenciou situações de preconceito nas unidades da Justiça do Trabalho em Mato Grosso? O Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT), por meio da Comissão de Gestão da Diversidade, disponibiliza a partir desta segunda-feira (06) a pesquisa de opinião para advogados e demais pessoas interessadas em manifestar sua opinião acerca do assunto. Para acessá-la clique
aqui.
Ao clicar na pesquisa serão abertas perguntas com itens semelhantes à consulta feita com o público interno. Os casos de preconceito poderão inclusive ser relatados à comissão.
O trabalho de mapeamento dos casos de preconceito ocorridos interna e externamente no Tribunal servirá de base para a criação da Política Institucional de Gestão da Diversidade e Inclusão.
Além da instituição de uma política interna, a perspectiva é promover ações voltadas à sensibilização quanto às diversidades, sejam elas de gênero, cultural, de religião, de orientação sexual, entre outras, bem como valorização das minorias existentes, por meio de campanhas publicitárias e educativas.
A pesquisa estará disponível no site do TRT/MT de segunda à quinta-feira (6 a 10.04) desta semana.
Pesquisa interna
No levantamento feito com magistrados, servidores e terceirizados do Tribunal, as discriminações contra o regionalismo, orientação sexual, por doença e gênero foram os itens de maior ocorrência. Contudo, o pesquisa recebeu também diversos relatos de preconceito por cor, idade, deficiência física e até mesmo casos de assédio moral.
Cerca de 529 pessoas responderam ao questionário. Os dados coletados foram encaminhados à Presidência do TRT/MT.
Comissão da Diversidade
A Comissão de Gestão da Diversidade foi constituída por meio da Portaria TRT SGP GP 065/2015. Os integrantes são responsáveis pela elaboração do projeto que norteará a campanha institucional sobre a diversidade e inclusão no âmbito do TRT/MT.
Fazem parte da comissão, os juízes Deizimar Oliveira e Plínio Podolan e os servidores Nelson Ferraz (Coordenadoria de Comunicação Social), Letícia Borges (Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida), Nadir Miranda (Secretaria de Gestão de Pessoas), Regianne Oliveira (1ª Vara de Tangará) e Estela Tiveron (7ª Vara).
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso