Curso de "História da Arte" na OABMT é aberto a advogados, advogadas e sociedade

07/04/2015 16:15 | Inscrições Abertas
Foto da Notícia: Curso de 'História da Arte' na OABMT é aberto a advogados, advogadas e sociedade
    A diretoria da OABMT e a Comissão de Direito da Mulher convidam advogados, advogadas, profissionais de outras áreas, acadêmicos e a sociedade a participarem do Curso “História da Arte” com a crítica de arte e animadora cultural Aline Figueiredo, nos dias 13 a 18 de abril, na sede da Seccional. As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas no site da OABMT, no link da ESAMT - Área do aluno. O curso é parte das homenagens às mulheres mato-grossenses na programação do Março Mulher e também integra o OABMT 80 anos por meio do projeto “Arte na Ordem”.

“A OABMT vem cumprindo seu papel de aproximar a advocacia da sociedade e esse curso é uma oportunidade ímpar para essa integração. As portas da nossa Ordem estão e sempre estarão abertas à cultura, à arte e à literatura regionais”, pontuou o presidente da Seccional, Maurício Aude.

A vice-presidente e coordenadora do Comitê Gestor do OABMT 80 anos, Cláudia Aquino de Oliveira, observou que esse curso já era planejado desde o início do projeto como forma de estimular a comunidade a visitar a Ordem. “Para nós é um grande avanço. Como parte do Arte na Ordem foi aberta a exposição ‘Arte a serviço da vida’ com esculturas e telas de vários artistas regionais. Convidamos a todos os profissionais da advocacia, de todas as áreas e também e estudantes e a população a conhecer esses trabalhos. É mais uma homenagem às mulheres”.

A presidente da CDM, Juliana Nogueira, ressaltou que “a história da arte está ligada à história das pessoas – homens e mulheres – que estão em constante transformação. Estudar a arte passa também por conhecer as pessoas, especialmente a contribuição dada pelas mulheres no processo histórico, sendo mais uma forma da OABMT se integrar com a sociedade”.

As aulas de segunda a sexta-feira serão das 19h às 21h e no sábado, será das 10h às 12h no auditório da OABMT. Mais detalhes nos telefones (65) 3613-0956/0957.

Currículo da palestrante

Aline Figueiredo é uma das mais importantes intelectuais mato-grossenses, autora de seis livros, premiada nacionalmente e protagonista do mais importante projeto de cultura popular já desenvolvido em Mato Grosso, junto com a Universidade Federal de Mato Grosso, qual seja a fundação do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT.

Realizou a Primeira Exposição de Pinturas dos Artistas Mato-grossenses (1966) em Campo Grande (MS), ali fundou e dirigiu a Associação Mato-grossense de Artes (AMA, 1967/1972) e assina coluna de Artes Plásticas no Diário da Serra (1969). Em 1971, conclui o curso de Direito pela Federação Universitária Católica de Mato Grosso. Transfere-se para Cuiabá, ingressando em fevereiro de 1973, no quadro técnico da UFMT, e, junto a Humberto Espíndola, elabora projeto para a criação do Museu de Arte e de Cultura Popular (1974). Nesse Museu, além da Divisão de Artes Visuais, exerceu o gerenciamento até 1982, e, desde 1985 exerce as funções de supervisora. Participando da implantação da Fundação Cultural de Mato Grosso, e, entre 1976/79, atuando na assessoria de artes plásticas, cria e desenvolve o Ateliê Livre, o Salão Jovem Arte Mato-grossense e a Pinacoteca Estadual. Participou de Comissões Organizadoras de diversas exposições coletivas e integrou júris de diversos salões nacionais de arte plásticas. Entre 1985/86 prestou assessoria, “ad hoc” na área de artes plásticas, ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), em Brasília. Desde 1970, vem ministrando curso de História da Arte.

1ª Aula
Da Pré-História ao Gótico: A Pré-História (do paleolítico superior ao neolítico: a primeira grande renovação estilística); a proto-história e o aparecimento da escrita. Antiguidade com noções de arte egípcia, grega, romana, primitiva cristã. Arte Medieval com noções de arte românica, bizantina e gótica.

2ª Aula
O Renascimento e os desdobramentos do Classicismo: Do século XV a meados do século XIX, abrangendo noções sobre: O Pré-renascimento, o Renascimento, o Maneirismo, Academismo, Barroco, Rococó, Iluminismo e o Neoclassicismo.

3ª Aula
O século XIX: A Revolução permanente em busca de novos padrões: Revolução Industrial. Noções sobre: O Romantismo, Realismo, a Fotografia, o Início da Pintura Moderna (Impressionismo e Reação ao impressionismo) e arte Noveau.

A Arte Moderna e seus desdobramentos experimentais: Na primeira metade do século XX: Expressionismo, Fovismo, Cubismo, as tendências abstratas Formais e Informais; a Bauhaus, o Dadaísmo, Surrealismo, e o Pós-guerra.

4ª Aula
Arte Contemporânea e seus desdobramentos experimentais na segunda metade do século XX: O Informalismo; Happening, arte Cinética, Op-art, Pop Art, Novo Realismo, Fluxus, Hard-Edge, Vídeo-Arte, Figuração Narrativa, Minimal Arte, Múltiplos, Arte Conceitual, Hiper-Realismo, Arte Povera, Body-art, Suporte-Superfície, Arte Postal, Graffitti, Transvanguarda, Neo-expressionismo.
Panorama da Arte Contemporânea: Tendências verificadas nas grandes mostras internacionais, a exemplo das Bienais de São Paulo e Veneza e da Documenta de Kassel.

5ª Aula
Panorama da Arte Brasileira: Com noções Históricas da Arte Brasileira, desde o século XVII, passando pelo Barroco litorâneo e o Barroco mineiro; Missão Artística Francesa e o Academismo, a Semana da Arte Moderna, o Modernismo, os Salões Nacionais, as Bienais de São Paulo e as tendências atuais.

6ª Aula
Panorama da Arte Mato-Grossense: Abrangendo noções sobre o aparecimento da arte mato-grossense na cena brasileira, a força da pintura cabocla; os principais artistas mato-grossenses ao longo de mais de quarenta anos de descentralização da arte brasileira.

www.facebook.com.br/oabmt