Advocacia anseia por avanços na gestão do TJMT

03/02/2015 16:57 | Expectativa
    A solenidade que empossou os desembargadores eleitos para a gestão 2015/2016 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso contou com a participação de advogados da Capital e do interior. O presidente da OABMT, Maurício Aude, elogiou as duas gestões passadas que, segundo ele, abriram definitivamente as portas para a advocacia e possibilitaram um diálogo permanente, franco e respeitoso.

Aude ressaltou que a nova gestão deve se focar na Primeira Instância, que necessita de uma atenção especial. “Notamos um esforço por parte do Judiciário, como a nomeação de juízes leigos, de servidores e de conciliadores, além da realização de concursos, o que tem contribuído para uma melhora, mas ainda há muito para avançar”, lembrou.

O presidente da Ordem afirmou que o TJMT tem entendido as posturas da OABMT de cobranças e até de recorrer ao CNJ em algumas situações, assim como a Ordem entende as dificuldades de atender alguns pleitos. “Sei que o desembargador Paulo da Cunha vai continuar considerando a Ordem como indispensável na administração da justiça”.

Secretário-geral da OABMT, Daniel Paulo Maia Teixeira destacou a importância das mulheres na administração do Tribunal. “A presença de duas mulheres nos cargos de direção aponta o avanço do Judiciário mato-grossense. Com as desembargadoras Clarice e Maria Erotides nossa esperança é que a Ordem dos Advogados continue sendo atendida da mesma forma ou ainda melhor pelo TJMT”.

Ussiel Tavares, ex-presidente da Seccional, afirmou que “a expectativa é que haja um avanço em relação às gestões anteriores. Acredito que o desembargador Paulo da Cunha vai trilhar um bom caminho e contribuir com um Poder Judiciário mais transparente e acessível”.

O presidente da Subseção de Lucas do Rio Verde, Abel Sguarezi, falou da grande demanda da comarca. “Há um problema geral no Estado que passa pela falta de servidores e magistrados, além de falhas concomitantes no Processo Judicial Eletrônico. Sem acesso à internet, o Judiciário fica inacessível para os municípios do interior”. Ao saber que implantar uma plataforma mais moderna e eficiente para o PJe é uma das prioridades da próxima gestão, Sguarezi comemorou. “Lucas do Rio Verde está muito feliz com a posse do desembargador Paulo da Cunha, depositamos toda confiança em seu plano de ações”, finalizou.

www.facebook.com.br/oabmt